No Projeto Deputados e Deputadas do Futuro, alunos de colégio militar acompanham atividades da Casa de Leis

Alunos do Colégio da Polícia Militar Mansões Paraíso, de Aparecida de Goiânia, realizaram visita guiada à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) nesta quarta-feira, 20. O convite partiu do deputado Ricardo Quirino (Republicanos) e a atividade aconteceu sob a supervisão da Escola do Legislativo.
Os estudantes puderam conhecer a história, a organização e o funcionamento da Casa de Leis. Eles passaram pela galeria dos ex-presidentes, os auditórios, os gabinetes parlamentares, e a exposição “A História do Poder Legislativo”.
A primeira etapa da visita contou com a apresentação introdutória da professora Ethiene Borges e da psicóloga Juliana Meneghelo sobre a importância do voto, também foram abordados temas como civismo e etapas de elaboração dos projetos de lei.
Além destas questões, as ministrantes falaram sobre aspectos gerais da política brasileira, criação da Constituição Federal e da Estadual, estabelecimento da primeira capital goiana (à época, Vila Boa de Goiás), e transferências das sedes da Assembleia Legislativa.
O deputado Ricardo Quirino demonstrou alegria em poder apresentar aos adolescentes a Casa de Leis. “O colégio militar, em si, já é um exemplo de sucesso e disciplina. Trazer esses alunos para a Assembleia é importantíssimo, porque muitos deles ao colocarem os pés aqui poderão ser despertados pelo desejo de se tornarem futuros parlamentares. Enquanto eu estiver aqui, vou convidar esses jovens militares para que possam conhecer um pouquinho do nosso trabalho”, salientou Quirino.
A turma do Colégio da Polícia Militar Mansões Paraíso foi acompanhada pelo diretor-comandante da escola, Capitão Diniz. O militar informou que a visita à Alego faz parte de uma série de eventos para proporcionar experiências significativas às crianças como futuros cidadãos, prontos para a etapa da vida universitária.
“Acredito que é um momento muito importante para que esses meninos tenham um entendimento mais claro de toda a nossa política, de como tudo isso exige um protocolo, para que vejam que é necessário um processo organizado para a criação de leis e controle do Executivo”, destacou o capitão.
A professora de sociologia, Marta Maria Valeriano, afirma que todos, inclusive o corpo docente, têm muito a ganhar com a visita guiada, porque é uma maneira empírica de poder conhecer o que é estudado em sala de aula.
“Discutimos muito democracia em sala de aula, falamos sobre direitos humanos e os diferentes poderes, mas estar aqui e poder vivenciar isso é uma experiência, com certeza, muito enriquecedora, e que vai trazer um conhecimento prático, ainda mais considerando que são alunos do terceiro ano”, frisou Valeriano.
A aluna Beatriz Karolayne Dias Moraes disse que “poder participar do Projeto Deputados e Deputadas do Futuro é muito interessante, porque temos a oportunidade de saber como a lei é criada e entender o que acontece nos bastidores. Hoje em dia, utilizamos a política para tudo”, destacou a formanda.
Maria Duarte de Souza Lima, aluna do 3º ano, ficou feliz com a experiência da visita. “Estou amando conhecer a Alego, eu estava bastante ansiosa para vir e conhecer as pessoas que trabalham no Parlamento e saber como trabalham os deputados”.
Os participantes receberam o Certificado de Participação do Deputados e Deputadas do Futuro, pelas mãos do deputado Quirino, no Plenário Iris Rezende.