Assembleia Legislativa celebra o Dia do Maçom em sessão especial de homenagem proposta por Coronel Adailton

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa quarta-feira, 20, sessão solene em comemoração ao Dia do Maçom, por proposta do deputado Coronel Adailton (Solidariedade). A iniciativa visou reconhecer a importância da maçonaria e de seus membros e suas contribuições à sociedade goiana. Na solenidade foram entregues Certificados do Mérito Legislativo a representantes de lojas maçônicas, destacando o trabalho filantrópico, educativo e filosófico da instituição.
Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além de Adailton: o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás, Mário Martins de Oliveira Neto; o Eminente Grão-mestre Luís Augusto Moraes Silva, representando o Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente de Goiás, Abdalla Hanna Obeid; o Grande Inspetor da Primeira Inspetoria Litúrgica do Estado de Goiás, José Carlos Figueira dos Santos; o presidente da Assembleia Estadual Legislativa Maçônica do Estado de Goiás, Maceió de Goyaz Leite Neto; o Venerável Mestre da Loja Maçônica Adonhiram Primeira nº 11, Roberto Moreira Martins; o presidente da Associação Maçônica de Assistência Social de Goiás, coronel Edson Moura; e o secretário adjunto da Assistência Militar da Polícia Militar na Alego, coronel Luciano Souza Magalhães.
Ao iniciar a sessão, Coronel Adailton lembrou que desde o início do seu mandato, em 2019, promove a realização dessa sessão de homenagem e que, neste ano, cai exatamente no Dia do Maçom, 20 de agosto. “É um dia, não só de reverenciar nossos irmãos, mas nossa família e continuar nosso trabalho de homens livres e de bons costumes”, pontuou.
O parlamentar enfatizou a importância de celebrar o Dia do Maçom, na Assembleia Legislativa, para mostrar ao povo goiano que se trata de uma comunidade unida e harmoniosa. “Estou buscando cumprir o meu compromisso de campanha, em que deixei claro que seria na Assembleia, antes um maçom e depois um deputado. Trabalho também para que o Parlamento goiano seja conhecido pelas parcerias com entidades sérias do nosso país. Representar irmão maçons é uma responsabilidade gigantesca, dentro de qualquer segmento, mas aqui nesta Casa, se torna um prazer”, disse o maçom deputado.
O legislador afirmou que o seu mandato como primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa não é dele, deputado Coronel Adailton, e sim uma função, eminentemente, dos maçons do Estado de Goiás. "Nossas portas estão sempre abertas para cada irmão estar conosco e para que tragam ideias para serem transformadas em projetos de lei ou requerimentos”, destacou.
Futuro e evolução social
Em seguida, o Grande Inspetor da Primeira Inspetoria Litúrgica do Estado de Goiás, José Carlos Figueira dos Santos, elogiou a postura do deputado Adailton por propor o exercício da cidadania à plateia presente. “Através das práticas e ensinamentos maçons exercemos a cidadania em prol do destino do nosso país. O maçom por excelência é a pessoa que se preocupa além das suas próprias necessidades; se preocupa com o exercício da cidadania, com a solidariedade e apoio às causas justas. Portanto, nesta oportunidade em que a Assembleia presta essa homenagem, é um ato de justiça”, elogiou.
Mário Martins de Oliveira Neto agradeceu ao deputado Coronel Adailton pela homenagem prestadas aos maçons de Goiás. Ele pontuou que a maçonaria é uma instituição que oportuniza o desenvolvimento da humananidade, com qualidade e instrução. “Neste dia devemos ter em mente a reflexão do papel do maçom, na loja, na potência, na vida, na sociedade e no trabalho. A sociedade nos observa com atenção e um deslize de um maçom individualmente reflete em todos. Nossos ensinamentos são sempre em direção do bem, da moralidade, integridade e de praticarmos os verdadeiros ensinamentos da Ordem. Estamos aqui para servir à Ordem e não ao contrário. Não podemos pensar em vantagens e, sim, em trabalhar com afinco para deixarmos um legado”, lembrou o Grão-mestre.
Por fim, falando em nome dos homenageados, o presidente da Assembleia Estadual Legislativa Maçônica do Estado de Goiás, Maceió de Goyaz Leite Neto também, agradeceu a entrega do Certificado do Mérito Legislativo pelo deputado Coronel Adailton. O homenageado destacou que ninguém se torna maçom, mas é reconhecido por suas características de pessoa ligada à uma vida pública e a um bem bmaior que sua existência.
“É alguém que consegue olhar para o próximo e para a coletividade e entender que, cada passo, é importante para a construção de uma sociedade maior, melhor e duradoura. Por isso, quando a maçonaria convida alguém por reconhecer essas qualidades. Queremos transformar homens melhores para serem pedra fundadora de uma sociedade melhor e mais esclarecida”, finalizou.