Projetos de Amilton Filho, sobre juventude e esporte, recebem 1º assentimento do Plenário
De autoria do deputado Amilton Filho (MDB), o projeto de nº 26746/24, que institui o Dia da Juventude Empreendedora, a ser celebrado anualmente em 13 de março, foi aprovado em primeira instância. A data homenageia os jovens empreendedores goianos e visa fomentar a importância de suas atividades contínuas. A matéria recebeu 25 votos favoráveis na reunião ordinária híbrida da Casa de Leis na manhã desta quinta-feira, 21.
Na data instituída, poderão ser promovidos eventos, campanhas educativas e outras atividades que visem à valorização desses jovens. Entre as atividades, destacam-se: a conscientização sobre a importância do empreendedorismo juvenil para o desenvolvimento econômico e social do Estado; o incentivo aos jovens a desenvolverem habilidades empreendedoras, por meio de atividades educacionais e formativas; o fomento à criação de políticas públicas que facilitem o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e ao ambiente de negócios; e a implementação de programas de capacitação e mentoria para jovens que desejam iniciar ou expandir seus negócios.
Também de autoria do parlamentar, o projeto de lei nº 10092/25, que institui o Dia Estadual do Árbitro de Várzea no Estado de Goiás, recebeu validação e avançou para segunda votação. Na justificativa da matéria, Filho apontou que “esses profissionais que apitam partidas na várzea têm uma grande responsabilidade e enfrentam desafios únicos, como a falta de infraestrutura, a pressão de jogadores e espectadores, e até a violência, que pode ocorrer em campeonatos mais acirrados. No entanto, o trabalho dessas pessoas frequentemente passa despercebido e não é valorizado como deveria”.