Ícone alego digital Ícone alego digital

Dr. George Morais pleiteia reconhecimento oficial de festividade religiosa em Caiapônia

03 de Setembro de 2025 às 07:00

O deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) duas proposituras, para reconhecer como Patrimônio Cultural Imaterial e incluir no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás a Festa de São Sebastião, realizada no município de Caiapônia. As matérias foram protocoladas sob os números 20135/25 e 20136/25, respectivamente.

A festa é organizada pela Paróquia de Caiapônia e celebra a devoção a São Sebastião, padroeiro da cidade. De acordo com as propostas, a festividade é a maior celebração religiosa e cultural da cidade, ocorrendo tradicionalmente entre os dias 11 e 19 de janeiro. A programação inclui missas com padres da diocese e novenas rurais. A parte festiva conta com quermesses, leilões, bingos e shows musicais. Morais argumenta que a festa também é um momento importante para a comunidade, por promover a união entre os moradores.

O legislador afirma que a declaração da festa como Patrimônio Cultural Imaterial visa a assegurar a proteção, a promoção e o reconhecimento oficial de sua importância histórica, cultural e religiosa, preservando suas manifestações para as futuras gerações.

Quanto à inclusão no calendário de eventos do Estado, o parlamentar destaca que a medida busca reconhecer o valor histórico, social, econômico e cultural do evento, garantindo maior visibilidade e potencializando parcerias com órgãos estaduais e a iniciativa privada para a sua continuidade e expansão.

As duas propostas foram encaminhadas à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde serão designadas à relatoria parlamentar.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.