Em sessão solene itinerante, Dia do Nutricionista é celebrado pelo Parlamento, por iniciativa do Delegado Eduardo Prado

Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa segunda-feira, 25, solenidade para celebrar o Dia do Nutricionista, comemorado no próximo 31 de agosto. A homenagem foi em reconhecimento à importância da profissão para a promoção da saúde humana. A sessão solene itinerante teve lugar no auditório da Universidade Alfredo Nasser (Unifan), em Aparecida de Goiânia, e reuniu profissionais das diversas áreas da nutrição.
Compuseram a mesa diretiva, presidida por Prado: deputado federal Professor Alcides (PL); presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de Goiás (Sineg), Ana Paula Mendonça; nutricionista Marina Morena; e proprietário do Restaurante e Empório República da Saúde, Mateus Suassuna.
Delegado Eduardo Prado justificou a homenagem lembrando que a profissão merece respeito, porque é um auxílio para as pessoas terem bem-estar e vida saudável. O parlamentar se disse prova disso, ao revelar que, por causa de um acidente em uma operação policial quando quebrou o joelho, teve que parar, temporariamente, de se exercitar e, com isso, ganhou 48 quilos. "Passei a ter diabetes e outras complicações e só quando meu filho nasceu, eu mudei de vida, com a ajuda de uma nutricionista e joguei fora 40 quilos em dois anos."
O deputado pontuou que apesar da importância dos profissionais, que resgatam a saúde das pessoas, muitas vezes eles são esquecidos ou pouco valorizados pela sociedade, além de não terem o reconhecimento da dimensão da importância da profissão. "E nós precisamos de nutricionistas nos restaurantes, já os temos nas escolas, enfim. A gente tem uma longevidade, uma vida saudável, e o nutricionista tem grande importância, por que a boa nutrição é formidável."
União
A nutricionista Marina Morena, que sugeriu ao parlamentar a realização da homenagem, ressaltou que o evento também ajuda a fortalecer a união da categoria, em busca de conquistas para os profissionais. “Através desses movimentos que estamos fazendo, nós temos a intenção de aumentar a força da nossa categoria, conseguindo melhorias no valor pago pelas horas trabalhadas, estabelecer um piso salarial e, até mesmo, fazer nossa profissão mais conhecida.”
Ela lembrou que o papel do nutricionista vai muito além daquele que é comumente enxergado pela maioria das pessoas, de que é um profissional que passa dietas e visa apenas ao emagrecimento. "A nutrição está em todos os momentos da nossa vida, no aleitamento materno, a nutrição da gestante, para poder gerar um bebê saudável. A nutrição na parte clínica, em que trabalhamos a melhoria de uma doença, trabalhamos também com a prevenção da doença. Tem a nutrição em home care, os pacientes que estão acamados, pacientes oncológicos que fazem quimioterapia e que a suplementação precisa ser bem feita para ele conseguir uma boa recuperação. Temos também a nutrição dentro das cozinhas industriais, que controla as boas práticas para não haver nenhum tipo de contaminação através do alimento. São várias áreas de atuação.”
Para a presidente do Sineg, Ana Paula Mendonça, a iniciativa ajuda a mostrar para a sociedade a amplitude da profissão. "O evento é importantíssimo para nossa categoria. Por que as nutricionistas são vistas, mas não são valorizadas na medida certa? A sociedade precisa entender que o profissional nutricionista estáo aqui para servir e dar todo o suporte para a qualidade de vida, para melhorar a alimentação. Então, com esse evento, quanto mais divulgarmos, melhor para nós", finalizou.