Amauri Ribeiro condecorou profissionais que atuam na luta contra o câncer em Goiás, em sessão solene nessa 3ª-feira
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa terça-feira, 26, sessão solene de iniciativa do deputado Amauri Ribeiro (UB), para reconhecer a luta contra o câncer e sublinhar a importância de profissionais, instituições e indivíduos que contribuem para essa causa, com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo. A solenidade teve lugar no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis.
Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além do deputado: o diretor presidente do Hospital de Câncer Francisco Camargo, Wagner Miranda; o vice-presidente do Conselho Administrativo do Hospital de Câncer Francisco Camargo, Gilberto Soares da Silva; o vereador por Corumbaíba Ernesto Marques (PSD), o diretor executivo do Hospital Araújo Jorge, Kleber Rosa; o médico e diretor de relações institucionais do Araújo Jorge, Jales Benevides; a diretora social do Hospital de Câncer Francisco Camargo, Ana Maria Passani; e o assessor de relacionamento do Hospital Araújo Jorge, Lindomar Pereira.
Ao iniciar a sessão, Amauri Ribeiro destacou que a entrega do certificado é uma forma de agradecimento do Poder Legislativo a cada um dos presentes, pela luta contra o câncer. “Acompanho o trabalho das pessoas que aqui estão, principalmente do Hospital Araújo Jorge, desde 2019, na luta e no tratamento contra o câncer. São pessoas que, de uma forma ou de outra, ajudam a salvar vidas. Parabéns a cada um dos presentes, hoje. Só quem acompanha quem trata o câncer sabe como é difícil. Obrigado de coração, que Deus os abençoe”, agradeceu o parlamentar.
Luta e perseverança
Em seguida, o cerimonial da Casa realizou a leitura de uma carta escrita por Carlos Alves, voluntariado do Hospital Araújo Jorge, que não consegue mais falar. Na carta, elogiou o trabalho da equipe do hospital, agradecendo, também, ao deputado Amauri Ribeiro. “Que o nosso deputado continue com a grande responsabilidade dos projetos nesta Casa de Leis. Que Deus lhe dê graças e sabedoria”, escreveu.
O médico Jales Benevides falou do seu enorme respeito e gratidão em poder fazer parte da mesa diretiva da solenidade, agradecendo ao deputado Amauri por promover a sessão solene. “É uma homenagem justa e necessária aos profissionais de saúde, voluntários e instituições que dedicam suas vidas a enfrentarem, com coragem e humanidade, os desafios impostos por essa doença”, destacou.
Benevides ponderou, ainda, que a entrega do Certificado do Mérito Legislativo representa não só um mérito individual, mas simboliza o fortalecimento de uma rede coletiva de cuidado integral aos pacientes oncológicos, de responsabilidade social e de compromisso com a vida. “Fazemos parte da história de Goiás há mais de 70 anos. Somos responsáveis por cuidar de milhares de pacientes oncológicos, com humanidade, dignidade e excelência. Mais de 90% dos nossos atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 99% na pediatria e 100% na radioterapia”, destacou.
Trabalho incansável
O assessor de relacionamento do Hospital Araújo Jorge, Lindomar Pereira, contou que atua na captação de recursos do hospital desde 2019 e como voluntário na luta contra o câncer, desde 2014. “Viajo por todo o estado de Goiás e fora dele, em busca de recursos para nosso hospital, que faz um trabalho incansável, atendendo a todos os 246 municípios goianos, com mais de 450 mil atendimentos anuais, gratuitamente. Quero também deixar meu agradecimento ao deputado Amauri Ribeiro e a toda sua assessoria por essa homenagem e reconhecimento.”
Por fim, o diretor presidente do Hospital de Câncer Francisco Camargo, Wagner Miranda, também agradeceu ao parlamentar pela homenagem da noite. Ele declarou que as maiores batalhas são travadas internamente, dentro de cada pessoa, e só quem vive a enfermidade do câncer, sabe como é difícil. “São 35 anos operando pacientes com essa enfermidade. Espero que essa energia vigorosa e sensível que emana dessa noite, reverbere nas estruturas desta Casa”, disse.