Presidente Bruno Peixoto celebra sanção do Dia Estadual do Beach Tennis
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), celebrou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira, a sanção do projeto de lei, de sua autoria, que institui o Dia Estadual do Beach Tennis, celebrado anualmente na data de hoje, 27 de agosto. Além de fomentar o esporte, a Lei nº 23.324, de 13 de abril de 2025, inclui a data no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás. Além de Peixoto, os deputados Cairo Salim (PSD), Talles Barreto (UB) e Gustavo Sebba (PSDB) também apoiaram a propositura.
Na ocasião, o presidente fez cumprimentos a atletas e professores de beach tennis que acompanhavam a sessão e parabenizou a todos por fazer parte da história do esporte em Goiás. O beach tennis surgiu em 1987 em Ravena, na Itália, a partir de uma mistura de tênis, vôlei de praia e badminton. A modalidade se profissionalizou em 1996, quando a Federação Internacional de Tênis (ITF) começou a regulamentar as regras.
A modalidade chegou ao Brasil em 2008 e, em Goiás, no ano de 2015. Atualmente, o esporte é praticado por mais de cinco mil atletas, em quase todos os municípios goianos. Com aproximadamente 100 arenas em todo o Estado, o beach tennis, além da prática esportiva, representa a geração de emprego e renda, proporcionando melhor qualidade de vida a diversas famílias.
O Estado de Goiás é destaque no esporte, com a jogadora Ana Klara Merola ocupando a 1ª posição no ranking global sub-18. Além disso, Mariana Peracine ocupa a 50ª posição do ranking geral e, no masculino, Mateus Freitas está, atualmente, na 100ª posição do ranking.