Ricardo Quirino fala em aproveitar janela demográfica para acelerar crescimento brasileiro
O deputado Ricardo Quirino (Republicanos) subiu à tribuna para fazer o segundo discurso do Pequeno Expediente, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 28. Ele falou que iria "deixar um recado" para o Governo Federal e destacou a importância em aproveitar o que denominou de bônus demográfico.
Segundo ele, o país atualmente vive um fenômeno chamado bônus brasileiro, reconhecido pela maioria da população em fase produtiva estar entre 15 e 65 anos, proporcionando ao Brasil uma maior chance para aproveitar seus recursos humanos para acelerar o crescimento econômico.
Quirino ressaltou que não só a China passou por isso, mas diversos outros países no mundo e todos eles aproveitaram esse bônus para investir em crescimento, enriqueceram para depois envelhecer. Ele disse que no Brasil, a pirâmide começará a se inverter em 2040, depois teremos uma inversão com mais pessoas aposentadas do que em condições de trabalhar.
"O Governo Federal precisa aproveitar essa janela de crescimento para elevar o país na educação, na industrialização e na tecnologia. Essa janela demográfica acontece uma vez só na história, depois esse envelhecimento populacional causa uma inversão na pirâmide com maiores gastos na saúde. O recado fica também para o governador Ronaldo Caiado, pré-candidato à Presidência da República. Se a China não tivesse aproveitado essa janela, ela teria muitos problemas hoje e estaria vivendo num regime de pobreza, um regime que teve a muitos anos atrás. Essa janela demográfica mexe em todas as demais áreas”, dissertou Quirino.