Ícone alego digital Ícone alego digital

Ricardo Quirino fala em aproveitar janela demográfica para acelerar crescimento brasileiro

28 de Agosto de 2025 às 10:19

O deputado Ricardo Quirino (Republicanos) subiu à tribuna para fazer o segundo discurso do Pequeno Expediente, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 28. Ele falou que iria "deixar um recado" para o Governo Federal e destacou a importância em aproveitar o que denominou de bônus demográfico.

Segundo ele, o país atualmente vive um fenômeno chamado bônus brasileiro, reconhecido pela maioria da população em fase produtiva estar entre 15 e 65 anos, proporcionando ao Brasil uma maior chance para aproveitar seus recursos humanos para acelerar o crescimento econômico.

Quirino ressaltou que não só a China passou por isso, mas diversos outros países no mundo e todos eles aproveitaram esse bônus para investir em crescimento, enriqueceram para depois envelhecer. Ele disse que no Brasil, a pirâmide começará a se inverter em 2040, depois teremos uma inversão com mais pessoas aposentadas do que em condições de trabalhar. 

"O Governo Federal precisa aproveitar essa janela de crescimento para elevar o país na educação, na industrialização e na tecnologia. Essa janela demográfica acontece uma vez só na história, depois esse envelhecimento populacional causa uma inversão na pirâmide com maiores gastos na saúde. O recado fica também para o governador Ronaldo Caiado, pré-candidato à Presidência da República. Se a China não tivesse aproveitado essa janela, ela teria muitos problemas hoje e estaria vivendo num regime de pobreza, um regime que teve a muitos anos atrás. Essa janela demográfica mexe em todas as demais áreas”, dissertou Quirino. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.