Legislativo rende homenagem à Escola Superior da Advocacia de Goiás, em sessão solene proposta por Bruno Peixoto

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu nessa terça-feira, 2, sessão solene para homenagear a Escola Superior da Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Goiás (OAB-GO). A cerimônia, proposta pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), visou reconhecer a relevância da instituição na formação e capacitação contínua de advogados goianos.
Durante a solenidade, os homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade goiana. Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além do presidente da Casa: o deputado Karlos Cabral (PSB); o diretor da ESA de Goiás, Rodrigo Lustosa; o vereador Michel Magul (PSDB), representando a Câmara Municipal de Goiânia; a vice-presidente executiva da ESA-GO, Margareth de Freitas Silva; a primeira suplente de deputado, Delegada Fernanda (SD); a diretora adjunta da ESA-GO, Mariana Dias; e o professor, advogado, escritor e ex-deputado Vilmar Rocha.
Em sua fala, Bruno Peixoto lembrou que é advogado membro da OAB há mais de 20 anos. Disse ainda que são os professores presentes que transformam Goiás e o Brasil em um lugar mais justo e igualitário. “São homens e mulheres que merecem nosso reconhecimento. Com o deputado Karlos Cabral estamos aqui hoje entregando mais que um simples papel, mas um comprovante de história de vida e dedicação”, celebrou o parlamentar.
“Quero também informar que a Escola do Legislativo já recebeu uma determinação da presidência para celebrar o convênio com a Escola Superior de Advocacia, para que os professores possam ministrar cursos e aperfeiçoamentos aos servidores da Casa. Deixo também um convite para um espaço semanal na programação da TV Assembleia para a ESA, caso queiram”, convidou Peixoto.
O vereador Michel Magul falou da sua honra em participar da sessão, destacando o momento impar, proporcionado pelo presidente da Casa. “Nós sabemos que o professor universitário da advocacia nem sempre é reconhecido, e, hoje, podemos fazer jus a história dos homenageados. O Parlamento precisa se aproximar e estrar presente com a ESA-GO, pelo seu papel inovador, moderno e preparatório da advocacia brasileira. É um privilégio estar aqui, frente aos meus mestres”, disse.
Docência e magistério
A vice-presidente executiva da ESA-GO, Margareth de Freitas Silva, afirmou que são eventos como os promovidos pelo Poder Legislativo, que estimulam os professores a se dedicarem à docência e ao desafio de ensinar em meio às tecnologias. “Esse é o papel da Escola Superior da Advocacia; essa homenagem é a vocês meus colegas, que sejamos reconhecidos sim, por ajudarmos a construir o saber e o futuro do nosso país”, destacou Silva.
O professor Vilmar Rocha também subiu à tribuna e disse que estava vendo muitos colegas, mas também muitos ex-alunos. “Eu comecei há muitos anos”, brincou ao lembrar da sua trajetória como professor universitário em 1975. “Continuo ainda como professor depois de 50 anos. Ministrei no último fim de semana, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG-GO), um curso de extensão sobre relações institucionais e lobby. Nunca me arrependi de ser professor, é preciso ter paixão pelo magistério, uma chama interna. Parabéns à Assembleia e a todos os homenageados nessa noite”, pontuou Rocha.
A diretora adjunta da ESA-GO, Mariana Dias, reconheceu a justiça da homenagem realizada pela Casa. “Sem os professores, não teríamos os advogados. É uma homenagem justa a quem dedica várias horas dos dias em prol do próximo. É preciso muito amor e dedicação para lecionar. Deixo aqui meu carinho e meu agradecimento, em nome de todos os alunos”, disse.
Por fim, o diretor da instituição, Rodrigo Lustosa, contou que tudo que ele possui e construiu em sua vida foi graças aos professores que teve e ao magistério. “Tenho professores e alunos presentes nessa noite. Os primeiros, me permitiram conhecimento para chegar em algum lugar. Não fosse o magistério, não seria, hoje, advogado. Devo muito às instituições que me acolheram, e por isso quero saudar a todos os professores e professoras presentes nesta noite”, agradeceu.