Avançam no Legislativo propostas voltadas à valorização da cultura goiana
Durante a sessão ordinária da tarde desta quarta-feira, 3, os deputados aprovaram três processos em primeira fase de discussão e votação. Todos eles serão submetidos, nos próximos dias, à segunda e definitiva votação.
Uma das proposituras a alcançar a primeira votação foi a de n° 6224/25, que inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás o Arraiá da Advocacia, promovido pela Ordem dos Advogados de Goiás - Seccional Goiás (OAB-GO). A iniciativa é do deputado Virmondes Cruvinel.
"O Arraiá da Advocacia é realizado anualmente no mês de junho, em consonância com o ciclo das festas juninas, que possuem grande valor cultural e histórico para o povo brasileiro. As festas juninas representam um dos mais importantes símbolos da cultura popular brasileira, com raízes profundas nas tradições europeias adaptadas às características e valores das diferentes regiões do Brasil, incluindo Goiás", argumenta Cruvinel.
Seguiu pelo mesmo caminho o projeto do deputado Antônio Gomide (PT) que dispõe sobre a inclusão do Dia de Bernardo Élis, 7 de agosto, no Calendário Cívico, Histórico e Cultural do Estado de Goiás, em homenagem à sua contribuição à literatura brasileira e à cultura goiana, celebrando o cinquentenário de sua posse na Academia Brasileira de Letras (n° 11720/25).
Entre os objetivos da propositura estão a homenagem à vida e à obra do escritor goiano, expoente do regionalismo na literatura brasileira e único goiano a integrar a Academia Brasileira de Letras; a comemoração do cinquentenário de sua posse na Academia Brasileira de Letras; a promoção do estudo e a divulgação da obra de Bernardo Élis nas instituições de ensino públicas e privadas, bibliotecas e espaços culturais do Estado; e o incentivo à realização de eventos culturais, como seminários, exposições, concursos literários e atividades pedagógicas, para valorizar o legado do escritor.
Outro projeto de lei aprovado (n° 6926/25) institui o “Dia Estadual do Optometrista”, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). De acordo com o texto, a data será celebrada anualmente no dia 6 de março. A propositura também inclui o Dia Estadual do Optometrista no calendário oficial de eventos do Estado.
Prado esclarece que a "optometria desempenha um papel fundamental na identificação precoce de condições que afetam a visão, permitindo diagnósticos ágeis e encaminhamentos adequados. Portanto, a valorização da optometria não apenas reconhece a importância desses profissionais, mas também estimula o desenvolvimento de políticas públicas eficazes voltadas à prevenção de doenças oculares, à detecção precoce de problemas visuais e à promoção da saúde ocular da população goiana".
Todas as propostas foram aprovadas pelo Plenário sem votos contrários.