Ícone alego digital Ícone alego digital

Avançam no Legislativo propostas voltadas à valorização da cultura goiana

03 de Setembro de 2025 às 16:08

Durante a sessão ordinária da tarde desta quarta-feira, 3, os deputados aprovaram três processos em primeira fase de discussão e votação. Todos eles serão submetidos, nos próximos dias, à segunda e definitiva votação. 

Uma das proposituras a alcançar a primeira votação foi a de n° 6224/25, que inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás o Arraiá da Advocacia, promovido pela Ordem dos Advogados de Goiás - Seccional Goiás (OAB-GO). A iniciativa é do deputado Virmondes Cruvinel.

"O Arraiá da Advocacia é realizado anualmente no mês de junho, em consonância com o ciclo das festas juninas, que possuem grande valor cultural e histórico para o povo brasileiro. As festas juninas representam um dos mais importantes símbolos da cultura popular brasileira, com raízes profundas nas tradições europeias adaptadas às características e valores das diferentes regiões do Brasil, incluindo Goiás", argumenta Cruvinel.

Seguiu pelo mesmo caminho o projeto do deputado Antônio Gomide (PT) que dispõe sobre a inclusão do Dia de Bernardo Élis, 7 de agosto, no Calendário Cívico, Histórico e Cultural do Estado de Goiás, em homenagem à sua contribuição à literatura brasileira e à cultura goiana, celebrando o cinquentenário de sua posse na Academia Brasileira de Letras (n° 11720/25). 

Entre os objetivos da propositura estão a homenagem à vida e à obra do escritor goiano, expoente do regionalismo na literatura brasileira e único goiano a integrar a Academia Brasileira de Letras; a comemoração do cinquentenário de sua posse na Academia Brasileira de Letras; a promoção do estudo e a divulgação da obra de Bernardo Élis nas instituições de ensino públicas e privadas, bibliotecas e espaços culturais do Estado; e o incentivo à realização de eventos culturais, como seminários, exposições, concursos literários e atividades pedagógicas, para valorizar o legado do escritor. 

Outro projeto de lei aprovado (n° 6926/25) institui o “Dia Estadual do Optometrista”, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). De acordo com o texto, a data será celebrada anualmente no dia 6 de março. A propositura também inclui o Dia Estadual do Optometrista no calendário oficial de eventos do Estado. 

Prado esclarece que a "optometria desempenha um papel fundamental na identificação precoce de condições que afetam a visão, permitindo diagnósticos ágeis e encaminhamentos adequados. Portanto, a valorização da optometria não apenas reconhece a importância desses profissionais, mas também estimula o desenvolvimento de políticas públicas eficazes voltadas à prevenção de doenças oculares, à detecção precoce de problemas visuais e à promoção da saúde ocular da população goiana".

Todas as propostas foram aprovadas pelo Plenário sem votos contrários.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.