Lucas do Vale projeta inclusão do Fica no calendário oficial de eventos de Goiás
O deputado Lucas do Vale (MDB) apresentou o projeto de lei de nº 21721/25, no intuito de que seja declarada como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Goiás, e incluída no calendário oficial de eventos, o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), na cidade de Goiás. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para distribuição à relatoria.
Realizado anualmente na cidade de Goiás, o Fica é considerado um dos principais eventos culturais e ambientais do País. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o festival reúne produções audiovisuais nacionais e estrangeiras, com foco em sustentabilidade e diversidade cultural.
Consolidado no cenário nacional e internacional, o Fica inclui mostras competitivas que valorizam obras goianas, indígenas, de povos tradicionais e internacionais, com destaque para a Mostra Internacional Washington Novaes, a Mostra do Cinema Goiano, a Mostra Becos da Minha Terra e outras, além de uma programação paralela com oficinas, shows, debates e atividades educativas.
Mais que exibir filmes, o evento tornou-se espaço de reflexão sobre a relação entre sociedade e meio ambiente, fortalecendo a identidade cultural do Estado e incentivando o turismo ecológico.
Vale afirma que, “pela sua relevância, o Fica merece ser reconhecido oficialmente no Calendário de Eventos do Estado, previsto na Constituição estadual, que autoriza o Poder Legislativo a instituir datas comemorativas e eventos de interesse estadual, para garantir sua continuidade e fortalecimento”.