Personalidades destacam a importância da prevenção ao suicídio
Três personalidades fizeram uso da tribuna para seus pronunciamentos, durante a sessão solene de iniciativa do líder do Governo, o deputado Talles Barreto (UB), que presta uma homenagem aos profissionais que lutam pela valorização da vida e prevenção ao suicídio.
A vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia (Avante), assegurou que o ‘Setembro Amarelo’ fala do bem mais precioso que nós temos: a vida. “Os profissionais da psicologia têm o desafio de fazer o ser humano compreender que na nossa existência não existem somente alegrias, mas também perdas e frustrações, muitas vezes somos confrontados com situações difíceis”, disse.
Coronel Cláudia afirmou que “as responsabilidades precisam ser compartilhadas. O nosso prefeito recebeu Goiânia com muitos desafios e vamos olhar para o que se pode fazer e fazer acontecer. O nosso programa é ter uma cidade mais humana, olhando para cada um com empatia, entender a dificuldade para fazer a diferença”.
Segundo ela, o Setembro Amarelo convida à reflexão exigindo a quebra de tabus. “Parabenizo todos os profissionais que fazem a diferença na área da saúde mental”, pontuou.
Em seguida, o Coronel Washington, representando o governador Ronaldo Caiado (UB), subiu à tribuna para seu rápido pronunciamento. Ele disse que a corporação é um termômetro e ela percebe nas ruas o que tem acontecido: na pós-pandemia os índices de tentativa de suicídio aumentaram. Ele disse que o comando especializado atua melhor com profissionais que sabem colocar as palavras com técnicas mais assertivas. “O que dói é quando dentro da corporação se percebe heróis adoecidos”.
“Acredito que é necessário colocar um filtro nos pensamentos e nas emoções. O profissional do Corpo de Bombeiros muitas vezes precisa ser duro, mas também precisa relaxar. Que a gente possa ter maiores conexões e também possa ser luz. O pós-parto do meu primeiro filho e segundo filho foi muito exigente, pois a minha esposa teve um puerpério difícil; já no terceiro filho, tivemos acompanhamento psicológico ainda na gestação e tudo ficou mais fácil”, destacou.
Por fim, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Mercado Interno (IDNI), Ricardo Borges Pereira, falou em nome dos homenageados e destacou a importância do compromisso das autoridades e profissionais envolvidos em ações de prevenção e cuidado com a sociedade.
“Eu não estou cabendo de orgulho de ver o compromisso de vocês. As ações ganham potência quando pessoas, como vocês, assumem o compromisso e dão tamanho, voz e sentido a elas”, afirmou.
Ricardo reforçou o papel do IDNI na promoção de impacto social e prevenção, ressaltando a importância de atuar próximo à vida das pessoas e nos territórios dos municípios. “A inércia de quem pode é a trava do mundo. O mundo trava quando cada um que pode fazer alguma coisa deixa de fazer. Hoje, estamos celebrando pessoas que não são inertes”, finalizou.