Ícone alego digital Ícone alego digital

Bia de Lima comenta sobre a "PEC da Blindagem" e comemora sanção do ECA Digital

18 de Setembro de 2025 às 10:23

Durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 18, a deputada Bia de Lima (PT) elogiou a sanção do ECA Digital, projeto de lei nº 2628/2022, aprovado pelo Congresso Nacional,  e que visa a adaptar a proteção de crianças e adolescentes (as mesmas garantias do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA) ao ambiente on-line. A lei que amplia a proteção de crianças e adolescentes contra abusos nas redes sociais foi sancionada nesta quarta-feira, 17, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi impulsionada por mobilização nacional liderada pelo influenciador digital Felca.

Bia de Lima ressaltou que a medida representa um avanço na defesa da infância e da juventude frente aos riscos da internet. “Muitas famílias entregam o celular às crianças esquecendo que aquilo pode representar riscos, violência e prejuízos mentais de inúmeras formas. O ECA Digital é uma conquista importante, mas precisamos continuar vigilantes”, afirmou.

A parlamentar também fez críticas à "PEC da Blindagem", em discussão no Congresso Nacional, que, segundo ela, cria mecanismos para proteger parlamentares acusados de crimes. “É a PEC da Bandidagem. Ficou muito feio para a Câmara dos Deputados. Não podemos aceitar que parlamentares se escondam atrás de blindagens para não serem punidos”, declarou.

A parlamentar chegou a citar uma concordância inédita, de acordo com ela, com a senadora Damares Alves (Republicanos), que também se posicionou contra a proposta. A legisladora destacou, ainda, os parlamentares federais goianos que votaram contra a PEC, que foram: Delegada Adriana Accorsi (PT), Rubens Otoni (PT) e Flávia Morais (PDT). “Foram apenas três dos 17 representantes de Goiás que tiveram coragem de dizer não a esse absurdo”, completou.

Segundo a petista, enquanto leis como o ECA Digital fortalecem a proteção da sociedade, propostas como a "PEC da Blindagem" enfraquecem a credibilidade do Parlamento. “É por isso que a população fica cada vez mais descrente de alguns políticos”, concluiu.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.