Dra. Zeli reflete sobre as campanhas Agosto Lilás, Setembro Amarelo e Outubro Rosa
Durante a discussão da Ordem do Dia desta quinta-feira, 2, a deputada Dra. Zeli (UB) foi à tribuna para refletir sobre campanhas de conscientização nacionais realizadas anualmente no segundo semestre. Mais especificamente, ela falou sobre o Agosto Lilás, o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa.
O primeiro, que ocorre no oitavo mês do ano pauta, combate a violência contra a mulher, com o objetivo de sensibilizar e informar a população. “Aconteceram tantos eventos, muito se discutiu sobre o assunto, mas é preciso entender: em que ponto estamos errando se os casos continuam em todo o país? Será que o problema não está nas leis, que são lenientes com os agressores?”, avaliou.
Em seguida, a deputada discorreu sobre o Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, e ressaltou a taxa de casos no Brasil, a qual considerou preocupante. Segundo ela, situações como o desemprego contribuem para que as pessoas percam as esperanças e fiquem deprimidas, o que geraria um risco maior de suicídio. “Nós, que estamos perto do povo, vemos o desespero”, lamentou.
Por fim, falou sobre o esforço conjunto anual para alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento aos cânceres de mama e de colo do útero, o Outubro Rosa. Zeli fez um pedido: “Chamo a atenção de todas as mulheres: a qualquer sinal, procurem o Sistema Único de Saúde (SUS). Aproveitem essas carretas que passam pelas cidades durante o mês e não deixem de se cuidar”.
A parlamentar encerrou o seu pronunciamento exaltando o colega Dr. George Morais (PDT), que promove uma iniciativa que leva cuidados médicos, especialmente exames de prevenção, aos municípios goianos.