Bia de Lima pleiteia concessão de Título de Cidadania Goiana à ministra da Cultura
Tramita no Parlamento estadual o projeto de lei nº 24733/25, de autoria da deputada Bia de Lima (PT), que pleiteia a concessão do Título Honorífico de Cidadania Goiana à ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes. A matéria está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), aguardando a conclusão do relatório por parte da deputada Rosângela Rezende (Agir).
Currículo
Cantora, compositora, atriz, empresária e gestora cultural, a homenageada contabiliza 36 anos de carreira, com 17 trabalhos musicais, entre LPs, CDs e DVDs, além da realização de turnês internacionais, por todos os continentes.
Entre suas conquistas, estão dois Troféus Caymmi, dois Troféus Imprensa, quatro Troféus Dodô e Osmar, e indicações ao Grammy Awards e ao Grammy Latino.
“Paralelamente à trajetória artística, fundou, há 18 anos em Salvador, a Associação Fábrica Cultural, uma organização social voltada para iniciativas nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade”, frisa a autora da iniciativa.
Segundo Bia de Lima, a possível homenageada “administra seu próprio selo musical” e “construiu sua carreira de forma independente”, além de figurar a lista das 100 mulheres negras mais influentes do mundo, segundo a Most Influential People of African Descent (MIPAD), e integrar a Internacional Organization of Folk Art da Organização (IOV) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como embaixadora da Cultura Popular.