Ícone alego digital Ícone alego digital

Alunos do Cepi Sebastião Lemes Viana participam do Projeto Deputados e Deputadas do Futuro

08 de Outubro de 2025 às 12:40
Crédito: Sérgio Rocha
Alunos do Cepi Sebastião Lemes Viana participam do Projeto Deputados e Deputadas do Futuro
Alego recebe os alunos do CEPI Sebastião Lemes Viana, de Aparecida de Goiânia

Em uma iniciativa que aproxima os jovens da política e do funcionamento do Poder Legislativo, o Projeto Deputados e Deputadas do Futuro da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) recebeu, nesta quarta-feira, 8, grupo de alunos do Colégio Estadual de Ensino em Período Integral (Cepi) Sebastião Lemes Viana, localizado no Residencial Cândido de Queiroz, em Aparecida de Goiânia. A visita, que reuniu estudantes do ensino fundamental e médio, proporcionou uma imersão prática no universo da representação popular, com palestras, tours guiados e interações que inspiraram os participantes a sonharem com um futuro na vida pública.

O ponto alto da programação foi a palestra ministrada pela servidora Adriane Abdala. Ela compartilhou histórias reais sobre o processo legislativo, os desafios enfrentados pelos parlamentares, e a importância da participação feminina na política em geral e nos processos decisórios. “Vocês são o futuro dessa Casa. Cada ideia que vocês trazem pode se tornar lei amanhã”, incentivou a palestrante, respondendo a perguntas dos alunos sobre temas como educação, meio ambiente e direitos das minorias.

Em seguida, o grupo acessou o Plenário Iris Rezende, batizado em homenagem ao ex-governador e ex-prefeito de Goiânia.

Impacto e perspectivas

O Cepi Sebastião Lemes Viana, que atende cerca de 1.200 alunos em período integral, foi selecionado para o projeto por seu foco em excelência acadêmica e engajamento cívico. A escola, reformada recentemente pelo Governo de Goiás, representa um marco no desenvolvimento educacional de Aparecida de Goiânia. Iniciativas como essa não só enriquecem o currículo escolar, mas também combatem o desinteresse juvenil pela política, em um momento em que o Brasil discute reformas eleitorais e maior inclusão de minorias.

A Alego planeja expandir o Deputados e Deputadas do Futuro para mais escolas da região nos próximos meses, com edições temáticas sobre sustentabilidade e equidade de gênero. Para os alunos do Cepi, a visita de hoje foi mais que um passeio: foi um convite para sonhar grande e atuar pelo bem comum.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.