Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Visão da Política debate implantação de políticas públicas para causa animal em entrevista com deputado Veter Martins

09 de Outubro de 2025 às 13:20
Crédito: Hellenn Reis
Programa Visão da Política debate implantação de políticas públicas para causa animal em entrevista com deputado Veter Martins
Programa Visão da Política entrevista Isabella Lauria , médica veterinária e bióloga

O fortalecimento das políticas públicas voltadas à causa animal de Goiás é tema do programa Visão da Política, exibido pela TV Alego, que vai ao ar nesta quinta-feira, 9. O deputado Veter Martins (UB) e a médica veterinária Isabella Lauria foram os entrevistados da repórter  Monalisa Carneiro.

A entrevista abordou temas como castrações gratuitas, programas de adoção e o 1º Fórum de Manejo Populacional de Cães e Gatos, que será realizado em 16 de outubro, no auditório Carlos Vieira, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Ao longo de sua carreira política  o deputado Veter Martins tornou-se um dos principais defensores da bandeira animal no Legislativo goiano, principalmente durante sua trajetória como gestor municipal.

“Eu comecei esse trabalho quando era vice-prefeito em Aparecida de Goiânia. Lá promovi mutirões e levei o castramóvel para atender a população. De lá para cá, não parei mais. Hoje, percorremos o Estado com o apoio do Governo Estadual, levando esse benefício às pessoas de baixa renda”, afirmou.

A relevância da atuação parlamentar para o fortalecimento de ações conjuntas com o poder público tem sido fundamentais para a continuidade e colaboração entre diferentes instituições, segundo a médica Isabella Lauria.

“A política pública precisa ser permanente e sólida. Sozinha, a prefeitura não consegue. O Estado também não. Quando todos trabalham com o mesmo propósito — a causa animal e a saúde pública —, o resultado aparece muito mais rápido”, destacou a veterinária.

Questionado sobre os principais desafios enfrentados, o deputado explicou que o foco da sua atuação tem sido ampliar o caráter educativo e preventivo das ações.

“Hoje o trabalho deixou de ser apenas curativo e passou a ser pedagógico. É preciso conscientizar, aplicar a lei com rigor e começar esse processo nas escolas, com as crianças aprendendo desde cedo a cuidar e respeitar os animais”, pontuou.

Uma ação efetiva para estimular a adoção dos animais é a realização de feiras em parceria com o castramóvel. O parlamentar enfatizou que o estímulo à adoção responsável é fundamental.

“A adoção precisa ser provocada. Quando mostramos a história dos animais, as pessoas se sensibilizam. Em Catalão, por exemplo, todos os cães disponíveis foram adotados. As pessoas adotam pela história, não pela raça”, ressaltou o deputado 

A médica veterinária aproveitou para apresentar o site "Bem-estar animal", iniciativa pioneira em Goiás, que já possibilitou centenas de adoções. “Criamos o site para dar visibilidade aos animais de rua que já foram castrados. Ele facilita o acesso das pessoas e já inspirou outras cidades a criarem projetos semelhantes”, explicou Isabella.

O programa também serviu de espaço para divulgar o 1º Fórum de Manejo Populacional de Cães e Gatos, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO), que será realizado em parceria com a Alego. Segundo Isabella Lauria, o objetivo é orientar gestores e profissionais sobre a execução de programas sustentáveis de controle populacional.

“Queremos apresentar caminhos e diretrizes para que os municípios implementem programas permanentes. O evento contará com o apoio do Ministério Público Estadual e do deputado Veter Martins, que sempre esteve ao nosso lado nessa causa”, afirmou Izabella.

O deputado também destacou suas ações parlamentares em favor do povo goiano.  “Temos mais de 200 projetos em andamento, muitos já sancionados. Seguimos ampliando as ações educativas e de conscientização em todo o Estado”, concluiu Veter Martins.

Confira essas pautas e muito mais no Programa Visão da Política desta quinta-feira, 9, que irá ao ar após a sessão ordinária, na TV Assembleia Legislativa, pelos canais 3.2 (TV aberta), 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, no site oficial do Parlamento estadual e no canal do Youtube.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.