Delegado Eduardo Prado propõe Título de Cidadania Goiana a artista plástico carioca
O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou o projeto de lei nº 24856/25, para conceder o Título de Cidadania Goiana ao artista plástico Rodrigo Gonçalves Camacho, carioca de nascimento.
Rodrigo Camacho é o precursor da técnica artística conhecida como "arte de trincheira" (termo usado para descrever objetos feitos a partir de materiais de guerra, como munições e estilhaços). Suas obras são construídas a partir de cartuchos deflagrados de treinamento, transformando resíduos militares em peças de valor simbólico. O trabalho une estética, consciência ambiental e memória histórica.
Com mais de 20 anos de atuação, o artista tem reconhecimento nacional e internacional. Suas criações são homenageadas por instituições e personalidades de relevância. Ao longo da carreira, Camacho recebeu premiações, como o Prêmio Europeu Gênios da Atualidade de melhor artista plástico do ano de 2025. O artista também possui seis medalhas oficiais por reconhecimento artístico e cultural, moções de reconhecimento, certificados e menções honrosas.
Segundo Eduardo Prado, o trabalho de Rodrigo Camacho, que transforma material bélico em arte, transmite uma mensagem de ressignificação e a obra dele contribui para a formação cultural e artística da sociedade. Peças do artista foram destacadas e ele recebeu uma carta de agradecimento do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por uma obra artística dedicada. Camacho possui também certificado e carta de recomendação oficial da SWAT (sigla para Special Weapons and Tactics — Armas e Táticas Especiais —, unidade policial especializada dos Estados Unidos) de Miami.
A proposta será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), para designação de relatoria parlamentar.