Vivian Naves requer título de cidadania para advogada e servidor público
A deputada Vivian Naves (PP) apresentou os projetos de lei de nº 24744/25 e nº 24745/25 para concessão do Título Honorífico de Cidadania Goiana, respectivamente, a Danielle Pereira Nava e a Adonias Holanda Cavalcante de Oliveira, profissionais que contribuíram de maneira significativa para a promoção da justiça e o bem-estar da sociedade goiana. A parlamentar entende que essa honraria é uma forma de reconhecimento pelo comprometimento e pela dedicação ao Estado de Goiás. As matérias já foram aprovadas, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em fase de discussão e votação única.
Conforme Naves, os homenageados são nascidos em estados da região Nordeste do Brasil e vieram para Goiás atrás dos seus sonhos, abraçando carreiras distintas e, desde então, realizam um trabalho que contribui sobremaneira para a construção de uma sociedade mais justa, com igualdade de direitos e que sustenta a democracia.
Advogada
Danielle Pereira Nava, nascida em 6 de setembro de 1979, em São Luís (MA), é filha de José Hamilton Nava e Cecília de Jesus Pereira Nava. Em 1990 mudou-se para Goiânia e, posteriormente, foi para Caldas Novas, consolidando ao longo de sua trajetória uma forte ligação com o Estado. Atualmente, concentra seus principais trabalhos nas cidades de Anápolis e Goiânia.
Advogada atuante nas áreas Previdenciária, Cível e do Consumidor, ela exerce sua profissão com dedicação e compromisso, realizando análise de provas documentais e orais, elaboração de peças processuais, recursos, contestações e audiências. Paralelamente, Danielle se destaca pela atuação social e educacional, ministrando palestras e desenvolvendo cursos de formação voltados para a área da educação e da proteção da criança e do adolescente, contribuindo para a promoção de direitos fundamentais e para a conscientização da sociedade.
Como coordenadora e responsável pela Associação Artêmis Anápolis, tem ampliado seu alcance no fortalecimento da cidadania e no apoio às famílias e comunidades. Sua trajetória demonstra não apenas competência profissional, mas também sensibilidade humana e comprometimento com o desenvolvimento social de Goiás.
Atuação pública
Adonias Holanda Cavalcante de Oliveira, natural de Pau dos Ferros (RN), tem 53 anos e construiu em Goiás uma sólida trajetória marcada pela dedicação à comunidade e pelo compromisso social. Chegou a Anápolis em 1992 e iniciou sua carreira no ramo da hotelaria. Com o tempo, tornou-se referência em seu bairro ao fundar a Associação Pró Melhoramento do Santo Antônio, entidade que desenvolve relevantes projetos sociais voltados ao atendimento de idosos e crianças, oferecendo atividades como exercícios físicos para a terceira idade, capoeira e futebol para jovens.
Em sua atuação pública, exerceu por quatro anos a função de assessor técnico na Prefeitura de Anápolis, além de integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa por dois mandatos, sendo um como tesoureiro e outro como presidente. Sua dedicação ao fortalecimento das políticas públicas de proteção ao idoso deixou um legado de engajamento e responsabilidade social.
Pelos relevantes serviços prestados à sociedade, Adonias já foi homenageado pela Câmara Municipal de Anápolis com certificado de honra ao mérito, bem como pela Alego em reconhecimento ao trabalho voluntário.