Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado José Machado homenageou educadores com celebração ao Dia do Professor, em sessão solene nesta 3ª-feira

14 de Outubro de 2025 às 12:00
Crédito: Denise Xavier
Deputado José Machado homenageou educadores com celebração ao Dia do Professor, em sessão solene nesta 3ª-feira
Sessão solene em homenagem ao Dia do Professor

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou sessão solene extraordinária na manhã desta terça-feira, 14, para homenagear o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. A iniciativa partiu do deputado José Machado (PSDB) que homenageou os profissionais com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo no Plenário Iris Rezende.

Além do presidente em exercício, a mesa diretiva contou com a participação da professora Maria Odete do Vale Divino; a vice-prefeita do município de Pontalina, professora Joana Darc de Godoi (PP); o presidente da Câmara Municipal de Goianésia, vereador Hiago Henrique de Matos (UB); as vereadoras por Goianésia Gislene Maria da Fonseca (UB) e Stella Rodrigues da Cunha Afonso (Podemos); as professoras Gracilene Pereira Gomes e Selma Souza Arantes, e Gracimei Cassemira Pereira; o diretor da Faculdade União Goyazes de Formosa, Nilton Elias de Sousa; e a professora do colégio da Polícia Militar de Goiás José Carrilho de Goianésia, Marcilene Pereira de Oliveira.

Machado ressaltou a importância dos professores e, em especial, de sua primeira professora do ensino fundamental, Maria Odete do Vale Divino, presente no evento. “Dona Odete foi quem me ensinou as primeiras letras, quem me apresentou ao universo do conhecimento e, de certa forma, quem me mostrou o caminho que mudaria a minha vida. Tive a oportunidade de reencontrá-la desde que voltei para Goiás. E em cada encontro, a emoção e a gratidão se renovam dentro de mim.”

Ele lembrou o local onde estudou, a Escola Municipal Córrego do Buriti, na zona rural de Nova Glória. E ressaltou que, apesar da instituição ser simples, ele a via como a melhor. O parlamentar destacou: “Mesmo com toda simplicidade, havia uma grandeza naquele ambiente. Por que ali se aprendia não só a ler e a escrever, mas também o valor da disciplina, da humildade e do esforço. Ali aprendi que o estudo é o caminho seguro para mudar a vida”.

O deputado dirigiu-se à sua antiga professora: “Dona Odete, a senhora é símbolo de tudo que hoje estamos celebrando: O poder que um professor tem de transformar destinos”.

O parlamentar reiterou seu reconhecimento à categoria. “Professores, os mestres que moldam o futuro da nossa sociedade. Nesta semana, em que celebraremos amanhã, dia 15, o Dia do professor, torna-se especial prestar esse tributo àqueles que dedicam a vida a ensinar. Como aluno que já fui, quero expressar a minha profunda gratidão e reconhecimento a cada educador e educadora do nosso estado de Goiás. Por trás de cada trajetória de sucesso existe um educador que transmitiu conhecimento, valores e inspiração. Vocês são os pilares os quais se constroem a cidadania.”

O legislador disse que a sociedade não pode fechar os olhos para os desafios que marcam a carreira docente. Segundo ele, é paradoxal que a profissão que forma todas as outras seja, muitas vezes, uma das profissões desvalorizadas e desafiadoras. Os professores, observou o parlamentar, enfrentam salas de aulas superlotadas, infraestrutura nem sempre adequada, jornada exaustiva e remuneração abaixo do merecido. “Não basta admirar os professores, é preciso agir para aliviar o peso que carregam.”

Ao fazer o uso da palavra, Dona Odete expressou sua emoção com a homenagem do legislador por seu trabalho. “Eu estou muito feliz e me sinto honrada. Espero que o senhor seja muito feliz”, concluiu.

Agradecimentos

Profissionais ligados à área da educação usaram a tribuna para seus pronunciamentos durante a sessão solene. A  primeira a se manifestar foi a vice-prefeita de Pontalina, professora Joana Darc de Godoi, que falou da sua felicidade em receber a homenagem. “Sei da importância de ser professor e poder transformar tantas vidas, isso é muito gratificante. Parabenizo o deputado pela sensibilidade em homenagear os professores e, especialmente, a sua primeira professora, que segundo o próprio deputado transformou sua vida. Minha gratidão a cada um de vocês, em especial aos professores de Pontalina.”

A vereadora por Goianésia Gislene Fonseca (disse que o momento é importante para os professores que recebem essa homenagem em vida. Ela reconheceu que a profissão tem muitas dificuldades, mas também permite a colheita de muitos frutos por ser uma ferramenta muito poderosa com capacidade para transformar a sociedade. 

Depois, a também  vereadora por Goianésia Stella Rodrigues da Cunha Afonso falou da sua paixão pela educação e do seu orgulho em ver tantas pessoas especiais que se dedicam à educação. “Hoje não estou na educação, mas sou muito grata por estar aqui e ser essa a profissão que escolhi. Parabéns e agradeço muito ao deputado e a cada um de vocês. A educação é tudo.” 

Em seguida, a professora Gracilene Pereira de Siqueira Gomes, do Colégio Estadual Laurentino Martins, de Goianésia, fez seu pronunciamento. Irmã do deputado propositor da sessão solene, ela falou o quanto se sente honrada pela homenagem e agradeceu ao seu irmão pela delicadeza e sensibilidade com as pessoas da educação. “Estão aqui professores, amigos, colegas de profissão. A educação para nós sempre foi muito presente. Minha gratidão pela vida dele, que é um exemplo vivo do quanto a educação transforma vidas”, ressaltou. 

Formando pessoas

Também discursou a diretora da Escola Municipal Realino José de Oliveira, professora Gracimei Casimira Pereira. Ela destacou que o professor é responsável por todas as outras profissões. "Reconhecer o valor dos professores é reconhecer que eles formam pessoas preparadas para todas as demais áreas do conhecimento” afirmou. 

Por fim, falando em nome de todos os mestres homenageados, a professora Selma Souza Arantes, do Colégio Estadual Astério Pascoal, de Goianésia, fez seu pronunciamento agradecendo primeiramente ao deputado tucano. Ela fez um relato da sua história familiar e profissional e disse que ao longo dos anos em sala de aula presenciou muitas situações difíceis e que "ser professor não é para os fracos". 

Selma Arantes observou que, apesar das dificuldades diárias, dos enormes desafios, de lidar com famílias desestruturadas, os professores entregam, todos os dias, uma educação de excelência. "Mas a que preço?", indagou ela. A professora afirmou que muitos docentes estão adoecendo e precisam de um olhar mais atento das autoridades. 

“Alguns julgam nosso trabalho sem nunca ter vivido a realidade de uma sala de aula. A relação entre professora e aluno não se dá apenas no campo do conhecimento, mas também na afetividade. Peço que tenham um olhar diferenciado para a educação para que não aconteça um apagão na educação do nosso país”,finalizou a homenageada. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.