Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados chancelam a cultura de boteco como patrimônio cultural e imaterial

14 de Outubro de 2025 às 16:54

Em votação realizada na Ordem do Dia desta terça-feira, 14, os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto de lei no 13633/24, do deputado Mauro Rubem (PT). A propositura reconhece a cultura de boteco como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Goiás.

Trata-se, afirma o parlamentar na justificativa da matéria, de “um passo significativo para a valorização e preservação de uma prática que faz parte do cotidiano e da identidade dos goianos. Os botecos, também conhecidos como bares, são espaços de convivência social onde ocorrem trocas culturais, celebrações e o fortalecimento de laços comunitários”.

Rubem prossegue: “A cultura de boteco em Goiás se destaca pela sua diversidade e autenticidade. Esses estabelecimentos são pontos de encontro que refletem a história, a gastronomia, a música e as tradições locais. Nos botecos, são servidos pratos típicos que representam a culinária regional, como a ‘jantinha’ e tantos outros, que são parte integrante da nossa herança cultural”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.