Datas dedicadas às ligas acadêmicas e à conservação do Cerrado vão à 2ª análise
Os deputados aprovaram, em primeiro turno, durante a sessão ordinária da tarde desta quarta-feira, 15, dois processos legislativos que garantem a criação de diferentes datas comemorativas.
O primeiro deles, n° 23398/25, estima a implantação, em Goiás, do Dia Estadual das Ligas Acadêmicas. De autoria dos deputados Amilton Filho (MDB) e Charles Bento (MDB), a iniciativa tem o objetivo de reconhecer a relevância das ligas como instrumentos de ensino, pesquisa e extensão no ambiente universitário. A texto estabelece as comemorações para o dia 7 de agosto.
Na esteira, foi acolhida a matéria protocolada na Casa de Leis com n° 10765/25. De autoria do deputado Antônio Gomide (PT), o texto cria o Dia Estadual da Conservação do Cerrado, com celebração anual proposta para 5 de junho.
Com o projeto de lei, o parlamentar busca promover a conscientização da sociedade sobre a importância ecológica, cultural e socioeconômica do bioma, incentivar a preservação e o uso sustentável dos seus recursos naturais, valorizar as comunidades tradicionais e estimular políticas públicas voltadas à sua conservação. O deputado também quer fomentar atividades educativas e científicas que envolvam o Cerrado.
As matérias deverão ser submetidas à análise definitiva nas próximas semanas. Se forem chanceladas, seguirão para o crivo do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB).