Gustavo Sebba destaca o papel do Legislativo no reconhecimento do trabalho médico
Ao abrir a sessão solene na manhã desta sexta-feira, 17, no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) destacou que a Comenda Nabyh Salum é uma forma de reconhecimento ao trabalho da classe médica no Estado. A honraria foi instituída pelo Parlamento goiano em 2017, para homenagear, anualmente, profissionais da medicina que prestam relevantes serviços à sociedade. O parlamentar lembrou que a solenidade é oportuna pela referência ao Dia do Médico, que será comemorado neste sábado, 18 de outubro.
Em seu discurso, Sebba ressaltou o papel do Legislativo estadual na valorização da profissão: “A Assembleia, ao conceder essa comenda, registra publicamente um agradecimento a cada médico e médica que atua em nosso Estado. Mais do que uma homenagem, essa iniciativa reforça nosso compromisso em valorizar a formação, a pesquisa e o desenvolvimento da medicina, seja na rede pública ou privada".
O tucano reforçou que a escolha do nome Nabyh Salum, médico que marcou a história da medicina em Goiás, também carrega simbolismo: ele foi professor, pesquisador, incentivador do associativismo e um dos fundadores do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). "Ao reconhecer o legado dele, incentivamos também as novas gerações de profissionais a seguirem esse caminho de dedicação à saúde da população”, afirmou.
Na sessão, estão sendo homenageados médicos que se destacaram ao longo do ano por suas atuações em diferentes áreas. Na cerimônia também é destacado o papel da classe médica durante a pandemia e a importância de investimentos contínuos na formação e capacitação desses profissionais.