Ícone alego digital Ícone alego digital

Instituição de data que prestigia a indústria farmacêutica consegue êxito final

20 de Outubro de 2025 às 15:53

Foi acatado em definitivo pelo Plenário, nesta segunda-feira, 20, o projeto de lei ordinária que institui o Dia da Indústria Farmacêutica, a ser celebrado anualmente em 31 de maio. A matéria é analisada pelo Poder Legislativo goiano como processo no 15291/25 e é assinada por Talles Barreto (UB). 

A ideia é reconhecer a relevância estratégica do setor farmacêutico para o desenvolvimento econômico, social e científico de Goiás. Segundo o parlamentar, a proposta homenageia não apenas a história da indústria no Estado, mas também a sua contribuição contínua para a geração de empregos qualificados e para o fortalecimento da economia local. “A indústria farmacêutica goiana é uma das mais expressivas do país. É um setor que emprega milhares de profissionais altamente capacitados, como farmacêuticos, químicos, engenheiros e biotecnologistas, promovendo desenvolvimento e inovação”, destaca Barreto.

Além de criar empregos diretos, afirma o deputado, o setor impulsiona uma ampla cadeia produtiva, gerando também postos de trabalho indiretos em áreas como transporte, embalagens, insumos químicos e tecnologia. A proposta reforça, ainda, o papel da indústria farmacêutica na promoção da saúde pública, com a produção e distribuição de medicamentos essenciais para a população.

A escolha do dia 31 de maio como data comemorativa remete à fundação do primeiro laboratório farmacêutico privado de Goiás, o Halex Istar, criado nesta data e em funcionamento até os dias atuais. “É uma forma de valorizar as raízes do setor em nosso Estado e reconhecer sua trajetória de inovação, compromisso com a saúde e desenvolvimento sustentável”, completa o deputado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.