Ícone alego digital Ícone alego digital

Recém-empossado, Luiz Sampaio fala de sua atuação nas áreas social e do agronegócio ao Programa Visão da Política

28 de Outubro de 2025 às 16:00
Crédito: Will Rosa
Recém-empossado, Luiz Sampaio fala de sua atuação nas áreas social e do agronegócio ao Programa Visão da Política
Programa Visāo da Política entrevista deputado Luiz Sampaio

O Programa Visão da Política desta terça-feira, 28, recebe o deputado Luiz Sampaio (SD), forte liderança do Sudeste goiano, que tem desempenhado notável esforço para criar programas de incremento à economia goiana, por meio do turismo religioso, de incentivo agroindustrial e de acesso a conhecimento técnico, que visa ao desenvolvimento do setor agrícola do interior goiano. 

A entrevista começou com o parlamentar declarando o quanto está feliz em poder dedicar seu tempo à população e ao desenvolvimento do Estado, desde sua posse neste ano. “Apesar da minha experiência na administração pública, considero-me um aprendiz aqui no Poder Legislativo, mas vim por causa da minha votação expressiva e dentro da gestão do governador Ronaldo Caiado. Agora, estamos com essa missão de representar o nosso povo na Casa de Leis”, frisou.  

O primeiro ato de Sampaio, como deputado estadual, foi a aprovação de lei para reconhecer Catalão como a Capital da Festa da Congada e também, em extensão à matéria, a Semana Estadual da Congada, que comemora 150 anos de existência.  

“Nós temos uma das maiores festas do Estado de Goiás, a Festa da Congada, que recebeu, neste ano, mais de 200 mil pessoas, em 13 dias, com 25 ternos de congo (grupos de pessoas com centenas de participantes), que saíram em devoção à Nossa Senhora do Rosário. Só quem conhece de perto a festa vai entender a importância que tem para o nosso Estado”, destacou Sampaio.

O legislador comentou sobre a contribuição da sua experiência de 36 anos como tabelião, ao ter lidado diretamente com a população no atendimento para a regularização fundiária e a legalização de documentos, além da bagagem de ter trabalhado na pasta de políticas sociais, juntamente com a primeira dama Gracinha Caiado, no Goiás Social.

Luiz ainda enalteceu a parceria que deve existir entre os Poderes Executivo e Legislativo, para facilitar a aprovação de benefícios aos municípios do interior goiano, a exemplo de como foi com o Programa Goiás Social. “Sem a contribuição da Casa de Leis, não seria possível serem aprovados os projetos sociais, de educação, de ajuda aos idosos e às crianças, para que fossem enviados os recursos”, salientou. 

Na oportunidade, Sampaio falou da criação da Secretaria de Regularização Fundiária, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB). “Esse programa é muito gratificante, porque você entrega um documento de propriedade a quem espera por mais de 20, 30 anos, às vezes por três gerações, que passa a ter o documento de direito e de fato da casa própria”, destacou. 

O deputado parabenizou a iniciativa de Peixoto, porque essa ação impacta positivamente tanto na vida dos cidadãos quanto na própria economia do Estado, desde a segurança jurídica, para o momento de haver a transferência dessas áreas, até a arrecadação de impostos. “Isso é bom para os cartórios, é bom para o Governo e, mais ainda, para a pessoa que tem esse documento de fato, que passa a ter o direito da sua casa", enalteceu.

Além de ser deputado, Luiz também vive do agronegócio. Ele afirma que várias pautas que são levadas para escrutínio e aprovação dos demais pares da Casa de Leis refletem a sua vivência de dificuldades como agricultor. “Eu tenho feito defesas sobre a agricultura familiar e mostrado aos parlamentares a importância dos pequenos e médios produtores. São eles que levam o alimento para as nossas casas, uma vez que os grandes exportam”, enfatizou. 

Um dos próximos desafios do parlamentar é conseguir a assinatura do governador para a sanção da proposição “Goiás Mais Produtivo”, para fortalecer a agricultura familiar e gerar renda no campo. O objetivo é incentivar a produção e a agroindustrialização de alimentos, estimulando o cultivo de hortaliças, a criação de frangos e o manejo sustentável do gado leiteiro, com foco na geração de emprego e renda para as famílias agricultoras do Estado.

Confira essas pautas e muito mais na entrevista do deputado Luiz Sampaio, no Programa Visão da Política, que irá ao ar após a sessão ordinária, nesta terça-feira, 28, na TV Assembleia Legislativa, pelos canais 3.2 (TV aberta), 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, no site oficial do Parlamento estadual e no canal do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.