Dia do Cirurgião-Dentista é celebrado no Parlamento goiano em sessão de homenagens promovida pela deputada Dra. Zeli
Em iniciativa da deputada Dra. Zeli (UB), o Parlamento goiano fez reconhecimento aos profissionais que dedicam suas vidas à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças bucais, contribuindo diretamente para a saúde integral do ser humano. A sessão solene foi realizada na noite dessa quarta-feira, 29, no Plenário Iris Rezende Machado da Casa de Leis, para celebrar o 25 de outubro, data dedicada aos profissionais da área no Brasil.
O evento trouxe ao Palácio Maguito Vilela cirurgiões-dentistas que atuam em várias cidades do interior do Estado. Dra. Zeli, que é cirurgiã-dentista, lembrou que, além do cuidado técnico e científico, o trabalho dos profissionais da área reflete um compromisso ético e social com a população, garantindo acesso ao atendimento odontológico e promovendo ações educativas de saúde bucal em todas as faixas etárias.
“A homenagem é um justo reconhecimento ao empenho, à dedicação e à relevância do trabalho desempenhado pelos cirurgiões-dentistas, que, com competência e sensibilidade, exercem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais saudável”, discorreu Zeli.
A legisladora presidiu a sessão e teve ao seu lado, na mesa diretiva: a cirurgiã-dentista Kamilla Malaquias; a influencer digital Patixá Teló; o professor Pedro Paulo Ferreira Spíndola, no ato representando o diretor do curso de odontologia da Unievangélica, Ruberval Ferreira de Morais; o professor do Instituto Confidente Odontologia, Murilo Martins Silva; o diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade Unicerrado, Wander Tamura; e o cirurgião-dentista Neyber Rocha.
Devolvendo sorrisos
Em seu discurso, a parlamentar ressaltou que o evento foi idealizado como reconhecimento e, acima de tudo, gratidão. “Essa sessão solene foi pensada com muito carinho em homenagear a todos os cirurgiões-dentistas do nosso Estado, profissionais que dedicam suas vidas a cuidar do mais simbólico no ser humano: o sorriso.”
Zeli sublinhou que, na condição de dentista, a profissão que escolheu desde criança, aprendeu o valor do cuidado, da empatia e do compromisso com a saúde das pessoas.
A legisladora lembrou que foi a primeira dentista a se instalar na cidade de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, quando a cidade ainda estava se formando, sem nenhuma infraestrutura e com muitos desafios. Mesmo assim, ela montou o consultório, com o mesmo propósito que a move até hoje: servir às pessoas com amor e dignidade e, por isso, sempre dedicou parte da agenda para o trabalho social.
As dificuldades para se manter um consultório foram apontadas pela parlamentar como causa de desistência de cerca de 60% dos profissionais que se formam no curso. “E é justamente por conhecer, de perto, essa realidade, que eu fiz questão de realizar essa sessão solene, porque nós, dentistas, merecemos ser lembrados, respeitados e aplaudidos por tudo o que representamos nas vidas das pessoas.”
A parlamentar disse que o Parlamento goiano se iluminou com o brilho de 160 profissionais que escolheram sorrir e fazer sorrir. "E é com imensa alegria que entrego a cada um de vocês o Certificado do Mérito Legislativo, símbolo do reconhecimento da nossa Assembleia Legislativa”, afirmou.
Divulgar é preciso
A cirurgiã-dentista Kamilla Malaquias também fez uso da palavra. Ela defendeu o uso das redes sociais pelos cirurgiões-dentistas para a divulgação do trabalho que realizam, especialmente aqueles que não têm tradição familiar na odontologia. “Na minha família só tem uma prima que é cirurgiã-dentista, no interior, não temos mais ninguém, então se não fosse a rede social para eu mostrar meu trabalho para os pacientes, meu caminho teria sido muito difícil (...) então eu quero dizer que vou lutar bravamente por nós, por todos os dentistas, para que a valorização do dentista não seja apenas discurso.”
O professor Pedro Paulo Ferreira Spíndola recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e discursou em nome dos homenageados. Ele agradeceu a deferência pela homenagem e destacou o orgulho que tem de ser dentista, um ofício que tem o poder de transformar vidas.
Spíndola afirmou que era um orgulho enorme poder representar os homenageados, entre eles alunos e ex-alunos, amigos de uma vida toda, profissionais de altíssima competência. “Todos merecedores de toda a honra que esse certificado pode trazer para nossa profissão, que é capaz de transformar a autoestima, de devolver à pessoa a dignidade mínima de poder mastigar um alimento. Só quem conviveu ou passou pela impossibilidade de poder mastigar sabe o que significa uma reabilitação. Não estou falando de dor de dente, estou falando de cura, de transformar vidas.”