Assembleia Legislativa incluirá filmes da UEG e produção goiana em plataforma digital da Casa
Durante a sessão ordinária da ultima quinta-feira, 30, o deputado Mauro Rubem (PT) apresentou um requerimento verbal ao presidente do Parlamento goiano. O pedido visa a inserção de uma seleção de filmes, provenientes da 1ª Mostra Luminav – 20 Anos do Curso de Cinema e Audiovisual da UEG – e outros de origem goiana, na plataforma digital da Casa.
A mostra, que motivou o requerimento, foi realizada na noite do dia 29, no auditório 1 da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O evento celebrou as duas décadas do curso de cinema e audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Em resposta, o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), acolheu a solicitação. Peixoto anunciou que a plataforma "Deputados Aqui" já registra um número superior a 50 mil downloads. O presidente declarou que o material inserido na plataforma será selecionado pelo legislador do PT.
Entre os filmes já selecionados que estarão disponíveis na plataforma, encontram-se: Branca Neves e os Sete Anões (2006, Ficção), dirigido por Benedito Ferreira; Maria Grampinho, seus botões, suas trouxas, seus haveres (2009, Documentário), dirigido por Maianí Gontijo; Longe de Casa (2011, Ficção), dirigido por Getúlio Ribeiro; Dejejum (2014, Ficção), dirigido por Samuel Peregrino; Eu, Poesia Para Quem? (2017, Ficção), dirigido por Gleig de Souza; O Cinema Que Não Se Vê (2018, Documentário), dirigido por Erik Ely; Paris (2019, Videoclipe), dirigido por Paulo Morais; Isolada (2020, Ficção), dirigido por Ana Domitila Rosa; Acho que sou um lobisomem (2021, Ficção), dirigido por Raio (Luis Ricardo Gondim); Justa e Tardia (2022, Ficção), dirigido por Matheus Aragão; Durante a noite (2023, Ficção, 9’40’’), dirigido por Nilma Ayumi; Relicário (2024, Ficção), dirigido por Hitallo Torquato e Amanda Rosa; e Depois de você (2025, Experimental), dirigido por Gustavo Marques.