Legislativo goiano rende honras aos bombeiros civis em sessão solene proposta pelo deputado Ricardo Quirino
 
                        Em solenidade proposta pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos), na noite dessa quinta-feira, 30, os bombeiros civis tiveram seu trabalho reconhecido e homenageado pelo Parlamento goiano. A categoria trabalha no combate a incêndios e também na prevenção e no atendimento a outras emergências em empresas e eventos. Para marcar a homenagem, cerca de 60 bombeiros civis foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo.
Além de Ricardo Quirino, compuseram a mesa diretiva o coordenador político Wellington Cardoso; a secretária de Assistência Social de Guapó, Djeeniffer dos Santos Fernandes Mendonça, no ato representando o prefeito de Guapó, Frank Estevan (UB); o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Estado de Goiás, Alex da Silva Santos; e os bombeiros civis Henrique Nogueira dos Santos e Reginalda Soares Oliveira.
Em seu discurso, Quirino contou que o irmão foi bombeiro militar e, por isso, sempre teve um apreço pela profissão. Ele revelou que, quando perdeu o pai, ainda muito jovem, teve que parar de praticar esportes para poder trabalhar, atuando como brigadista de incêndio, responsável por sete andares de um prédio que tinha 45 pavimentos. O parlamentar lembrou que são atuações diferentes, mas com algumas atribuições em comum, por isso se identifica com o trabalho realizado pelos bombeiros civis.
O legislador sublinhou ainda que os bombeiros civis são os primeiros a chegar em caso de acidentes e, para exercerem a missão, passam por um treinamento forte e especializado. Segundo ele, quando acontece alguma situação de sinistro, os bombeiros civis arriscam suas vidas para salvar a vida de terceiros.
“Então, homenagear a cada um dos senhores e estender essa homenagem aos familiares e amigos, é homenagear a vida humana. Eu aqui, hoje, representando os 41 deputados estaduais, nos curvamos, espiritualmente e fisicamente, ao trabalho de vocês. Quem luta para salvar e manter a vida e a ordem, faz o trabalho que Deus faz”, afirmou o deputado.
Teoria e prática
O bombeiro Henrique Nogueira dos Santos foi o primeiro a receber o Certificado do Mérito Legislativo. Em seguida, ele discursou em nome de todos os homenageados. Inicialmente, ele se apresentou, revelando que é formado em administração de empresas, tendo também o curso de técnico em enfermagem e técnico em segurança do trabalho, atuando na área como instrutor e coordenador. “Temos a teoria e temos o conhecimento de campo e sabemos o valor de cada um dos senhores”, afirmou.
Santos agradeceu ao deputado Ricardo Quirino pela homenagem, lembrando também da contribuição da assessoria do parlamentar, que ajudou a realizar o evento de reconhecimento à classe. Ele destacou que, apesar do ofício ser formalizado por lei, a profissão não tem o reconhecimento merecido, por isso, a homenagem tem um simbolismo ainda maior. “Lembrem-se desse nome: Ricardo Quirino, que vem abrindo as portas para sermos representados. Nós precisamos levantar pessoas que têm essa dedicação, que têm o conhecimento laboral, sindical, para estar representando e cobrando os direitos da categoria”, evidenciou.
A bombeira civil Reginalda Soares Oliveira também falou aos presentes, ressaltando que exercer a atividade de bombeiro civil não é para qualquer um. Segundo ela, são pessoas que precisam ter treinamento para ter calma nos momentos em que todos estão desesperados.
Reginalda Oliveira contou que há dois meses, a filha, de 17 anos, faleceu e coube a ela fazer os primeiros procedimentos quando a menina teve uma parada cardiorrespiratória. A bombeira dedicou a homenagem à filha: “Ela não resistiu, mas eu não vou desistir porque foi por ela que eu comecei a ser bombeiro civil. Era ela quem me incentivava, a cada dia, a lutar pelos bombeiros civis, é por ela que eu estou aqui hoje. Por ela, eu aprendi o que é ser um bombeiro civil: aprender a amar o próximo, aprender a ajudar e a socorrer”.
Ao fim dos discursos da noite, o deputado Ricardo Quirino entregou o Certificado do Mérito Legislativo aos demais homenageados.
 
                     
                 
                