Datas de prevenção a acidentes no trabalho, ideias de Bruno Peixoto, tornam-se lei
Com o objetivo de conscientizar empregadores e trabalhadores, o presidente do Parlamento goiano, Bruno Peixoto (UB), sugeriu a criação do Dia Estadual e a Semana Estadual da Segurança e Prevenção de Acidentes no Trabalho. Aprovadas pela Assembleia Legislativa de Goiás no início de outubro, as duas novidades constam na Lei Estadual nº 23.754, de 22 de outubro de 2025.
A data anual será no dia 27 de julho, e a semana, a última do mesmo mês. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, todos os anos, a falta de segurança e as más condições de saúde no trabalho são a causa da morte de 7.500 pessoas por dia em âmbito mundial. Esse volume de óbitos corresponde a entre 5% e 7% do total de mortes registradas, com um custo humano que é impossível de calcular.
Durante o ano de 2023, foram notificados 778.7 mil acidentes no Brasil, sendo 21.4 mil em Goiás, conforme dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. A maioria dos casos aconteceu em Goiânia.
Na justificativa da proposição que deu origem à nova norma, Peixoto destacou a importância dos cuidados e das medidas de proteção para reduzir a ocorrência de acidentes no trabalho. Além disso, argumentou que investir na cultura de prevenção reduz afastamentos, aumenta a produtividade e melhora o clima organizacional.
O deputado explicou, ainda, que a semana permitirá a realização de "campanhas educativas, treinamentos, palestras e outras ações conjuntas entre o poder público, empresas e instituições da sociedade civil".
 
                     
                 
                