Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados Delegado Eduardo Prado e Rosângela Rezende celebram, em sessão solene, o Ano Internacional das Cooperativas em Goiás

31 de Outubro de 2025 às 13:11
Crédito: Carlos Costa
Deputados Delegado Eduardo Prado e Rosângela Rezende celebram, em sessão solene, o Ano Internacional das Cooperativas em Goiás
Sessão solene em homenagem às lideranças cooperativas de Goiás

Por iniciativa dos deputados Delegado Eduardo Prado (PL) e Rosângela Rezende (Agir), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na manhã desta sexta-feira, 31, sessão solene itinerante em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas, com entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. O evento teve local no auditório da sede da Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB-GO).  

Além dos propositores da homenagem, compuseram a mesa dos trabalhos: o presidente do sistema OCB-GO, Luís Alberto Pereira; o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Unicentro Norte Brasileiro, Arnaldo de Sousa Teixeira Junior; o presidente do Conselho de Administração da Central Sicoob Unicentro Norte Brasileiro, Raimundo Nonato Leite Pinto; o diretor-presidente do Sicoob Unicentro Norte Brasileiro, Vanderley Cezario de Lima; o presidente do Conselho de Administração da Unimed Goiânia, Washington Luiz Ferreira Rios; o presidente do Conselho de Administração do Sicredi Planalto Central, Carmo Inácio Hatiwg Spies; o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Ronaldo Raguzzoni Figueira; o conselheiro do Sicob Centro Oeste Br, Clovis Luiz do Amaral; e o presidente da Sicredi Cerrado Goiás, Zeir Ascari.

Ao abrir os trabalhos, Eduardo Prado fez cumprimentos aos homenageados e autoridades e salientou que a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira é a maior honraria concedida pelo Parlamento goiano. Ele pontuou que todos os homenageados na solenidade são competentes e merecem receber a medalha pela atuação em prol dos cooperativismos em Goiás e elencou inciativas que realizou no Parlamento Goiano, como a criação da frente parlamentar pelo fortalecimento das cooperativas goianas.

“É com grande alegria que participo desta sessão solene. A OCB-GO é um exemplo de compromisso com o desenvolvimento social da população de nosso Estado. Hoje, esta Casa de Leis se une para reconhecer o valor de homens e mulheres que, com muito trabalho e espírito coletivo, ajudam a construir um Estado mais solidário. O cooperativismo une eficiência econômica e reponsabilidade social. É o motor de desenvolvimento e inclusão social, o exemplo de que é possível crescer sem deixar ninguém para traz. Que o cooperativismo continue mostrando que o desenvolvimento só faz sentido quando é compartilhado”, encerrou Prado.

Apoio

Em seu pronunciamento, Luís Alberto Pereira agradeceu ao apoio que tem recebido pelos parlamentares da Assembleia Legislativa e pelo reconhecimento institucional do cooperativismo. O presidente do sistema OCB-GO também fez saudações aos presentes. Por fim, pontuou que a homenagem é justa, sobretudo pelo trabalho realizado pelo sistema OCB.

“Eu sei que muitos desejam essa medalha. Temos 280 cooperativas e cada presidente merecia a homenagem. Mas, quando essas personalidades aqui presentes são homenageadas, todo o cooperativismo também o é. Isso mostra a força e o respeito econômico e institucional que o cooperativismo goiano atingiu. Isso é a representação material dessa força, que leva prosperidade econômica e desenvolvimento social”, salientou Pereira.  

A deputada Rosângela Rezende afirmou que os cooperados estão transformando e elevando os números do Estado de Goiás, salientando sua alegria em conceder a homenagem. “É um reconhecimento ao legado desses grandes homens que representam muito bem o Estado de Goiás e pelo trabalho prestado ao cooperativismo goiano, na soma de esforços e talentos para multiplicar os resultados.”

Ela pontuou, por fim, a importância do sistema econômico de cooperativas, principalmente na diminuição dos impactos ambientais.

Arnaldo de Sousa Junior agradeceu aos parlamentares pela homenagem e aos familiares pela presença na solenidade. “Para mim é uma honra representar nossa cooperativa. A história é longa, estamos nessa caminhada há muito tempo, mas buscando o melhor para nossa sociedade. O que cabe a mim é agradecer por essa honraria e pedir a Deus continue nos iluminando para realizar aquilo que a gente se propõe.”

Ajudar as pessoas

Carmo Inácio declarou que a alegria é muito grande e também prestou agradecimentos aos parlamentares. Ele destacou a relevância do cooperativismo para a sociedade. “Acredito que o cooperativismo tem uma grande oportunidade de ajudar as pessoas e desenvolver a sociedade. Já fizemos um trabalho muito bom, mas ainda temos muito a fazer. O cooperativismo muda as comunidades locais e este é nosso propósito.”

Celso Ronaldo Raguzzoni Figueira cumprimentou os colegas cooperativistas e declarou que o presidente do Sistema OCB-GO, Luís Alberto Pereira, elevou o status do cooperativismo goiano, bem como a presença e a importância econômica das cooperativas. Emocionado, ele agradeceu pelo apoio da família, sobretudo pela compressão pela ausência em decorrência dos esforços ao cooperativismo. “Eu acredito tanto no cooperativismo, que meu único emprego foi em uma cooperativa de produção. Tenho orgulho dessa caminhada que fiz.”

Clovis Luiz do Amaral também fez breve uso da palavra, agradecendo o apoio de todos os envolvidos nos trabalhos de cooperativas. Raimundo Leite fez coro à presidência do sistema OCB-GO, sobretudo pelo apoio às cooperativas em Goiás. Por fim, ele avaliou que o trabalho feito pelas comunidades goianas justifica a homenagem recebida na solenidade.

Na sequência, Vanderley Cezario observou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento da região e parabenizou os colegas que também receberam a medalha. Washington Luiz discursou no mesmo sentido e declarou que a defesa do cooperativismo passa pelo apoio do Poder Legislativo.

O último a fazer uso da palavra, Zeir Ascari parabenizou todos os colaboradores pelo engajamento no trabalho. "Precisamos seguir entendendo a necessidade dos nossos cooperados à comunidade. Juntos, a gente faz a diferença”, encerrou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.