Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto Deputados e Deputadas do Futuro traz estudantes de Luziânia ao Legislativo

31 de Outubro de 2025 às 16:30
Crédito: Hellenn Reis
Projeto Deputados e Deputadas do Futuro traz estudantes de Luziânia ao Legislativo
Projeto recebe os alunos do Colégio Semear, da cidade de Luziânia

Nesta sexta-feira, 31, no período da tarde, foi realizada uma visita guiada dos alunos do Colégio Semear Nova Vida, do município de Luziânia, às instalações da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A iniciativa foi do deputado Wilde Cambão (PSD) dentro do Projeto Deputados e Deputadas do Futuro, sob a coordenação da Escola do Legislativo.

No auditório 1, a visita contou com uma apresentação introdutória ajustada à idade das crianças, de 9 e 10 anos, feita pela psicóloga Maria Elisa. Além da explicação sobre os conceitos de civismo, a importância do voto, a elaboração dos projetos de lei, a votação e a discussão entre os parlamentares, também houve uma dinâmica expositiva das sedes das assembleias ao longo da história, no Park Lozandes.

Na oportunidade, o deputado Cambão fez questão de dar as boas-vindas aos alunos do 4º ano da escola municipal. “Eu estou muito feliz por vocês estarem aqui, sabiam? Porque eu passo a maior parte do meu tempo aqui, votando os projetos importantes que se transformam em leis, para que a gente possa mudar a vida de vocês e de outras pessoas de todo o nosso Estado”, destacou o parlamentar.

Após sua fala, as crianças começaram a sabatiná-lo para saber como é a vida de um parlamentar, bem como quais planos ele tem feito em benefício da cidade de Luziânia. A primeira pergunta foi do aluno Miguel Alsteen sobre os desafios de ser um deputado. Em resposta, ele disse que “é um grande desafio conviver com as diferentes ideias de pensamento entre os parlamentares, mas o maior de todos é estar na Assembleia, fazendo e aprovando leis, e visitando as pessoas nos municípios, a fim de atender suas demandas, especialmente às necessidades da região do Entorno, onde vocês moram e eu também”.

Na sequência, a jovem Beatriz Martins perguntou sobre as melhorias propostas pelo legislador para Luziânia. O parlamentar respondeu: “Sim, pois o trabalho que eu faço para atender às necessidades de Luziânia também está relacionado a Brasília, que recebe, em média, de 300 a 400 mil pessoas da região. Isso ajuda na aprovação do orçamento para atender à grande demanda em infraestrutura, na área da saúde e educação dos municípios ao redor”, explicou.

A professora Nilda Fonseca, diretora da escola Semear Nova Vida, de Luziânia, acompanhou os alunos do quarto ano para a visita à Alego. A professora destacou a receptividade positiva dos alunos. “Acredito que ter proximidade com os deputados locais, a exemplo de Wilde Cambão, é muito importante para a formação deles, porque a experiência criará memórias afetivas inesquecíveis, incentivando-as a se interessarem pela política”, finalizou.

O objetivo do projeto Deputados e Deputadas do Futuro é tornar o Poder Legislativo mais conhecido pelos estudantes de municípios do interior, a fim de contribuir com a formação cidadã. O foco do projeto é ultrapassar as fronteiras da Região Metropolitana de Goiânia e aproximar o Legislativo dos futuros cidadãos.

Ao longo da visita guiada, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a história, a organização e o funcionamento do Parlamento nas instalações do Palácio Maguito Vilela, além de conferir a galeria dos ex-presidentes, os auditórios, os gabinetes parlamentares, a sala das comissões e o Plenário Iris Rezende Machado. O grupo ainda visitou a exposição “A História do Poder Legislativo”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.