Ícone alego digital Ícone alego digital

Docentes pontuam dificuldades e orgulho pela missão de educadores

04 de Novembro de 2025 às 10:39

Durante a sessão solene desta terça-feira, 4, em homenagem ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, por iniciativa do deputado José Machado (PSDB), profissionais da educação falaram sobre a categoria e sobre os desafios do dia a dia na tribuna do Plenário Iris Rezende.

A primeira a fazer uso da palavra foi a secretária de Educação de Quirinópolis, professora Iuza Divina Gonçalves da Silva, que enalteceu a importância do trabalho dos docentes. A secretária expressou seu carinho e respeito aos profissionais, destacando que a educação tem um papel de transformação nas pessoas e no mundo.

Representando os homenageados, o mestre e doutor em Educação Lucas Lourenço Silva abordou a celebração e os desafios da rotina. "Sou filho da escola pública, e estamos na luta constante por uma escola pública laica de qualidade social, e são esses os desafios que nos movem a todo momento e é por isso que nós estamos aqui nesta celebração, parabenizando e agradecendo, sobretudo aquilo que nos moldam como pessoas que lutam por uma educação que possa nos libertar, uma educação que nos promova a esperança de dias melhores."

Presidente da Associação de Equoterapia Capela de Quirinópolis, formadora de professores que trabalham com foco em crianças autistas, Sandra Augusta de Lima Souza falou da sua alegria em defender a bandeira da educação inclusiva.

Em seguida, em um rápido discurso, o coordenador de turma da Escola Municipal Jardim Novo Mundo, professor Marcelo Nunes, afirmou que ser professor é uma grande satisfação. “Está na alma de cada um de nós, e parabenizo hoje todos os professores de Goiás.

Formadores de profissões

Superintendente de Ensino da Secretaria de Educação de Corumbaíba, Valquíria Naves da Rocha utilizou a tribuna para agradecer a homenagem oferecida pelo legislador. Ela enalteceu a função da educação. "É a partir da educação que são formadas todas as profissões."

Na sequência, o coordenador e professor José Roberto Ferreira Barbosa, de Pirenópolis, destacou que a categoria docente é o alicerce de todas as profissões. Ele ressaltou que educar, embora desafiador e realizado com recursos limitados, vai além de transmitir conteúdo: “é um ato de fé no ser humano, que planta conhecimento, ética e esperança, pois o saber liberta e transforma”.

Barbosa enfatizou ainda que investir na educação não é gasto, mas sim uma decisão inteligente para o país. Ele concluiu que a homenagem na Assembleia Legislativa deve ser um momento de reflexão e um compromisso com o respeito e a garantia de melhores condições de trabalho, formação contínua e salários justos para os educadores.

O professor Uvander Antônio Figueiredo, também na tribuna, observou o plenário repleto de professores para destacar a presença de muitos antigos alunos. Ele pontuou que iniciou sua carreira na área da educação em Quirinópolis ainda no ano 2000 e, desde então defende a educação por acreditar que ela tem o poder de transformar as pessoas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.