Programa de incentivo a turismo, arte, cultura e negócios tem primeira aquiescência
Reunidos em Plenário, os parlamentares deram a primeira aquiescência ao projeto de lei (processo nº 2682/23), do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que institui o Programa de Incentivo à Divulgação do Turismo, Arte, Cultura e Negócios dos Municípios do Estado de Goiás.
O objetivo é divulgar as atrações do Estado para visitantes do Brasil e do exterior, com foco nas manifestações culturais, eventos gastronômicos, festas populares e oportunidades de negócios.
A justificativa do projeto aponta que os setores do turismo e da cultura têm papel fundamental na retomada econômica dos municípios e do Estado, sobretudo por movimentar a economia criativa e pela capacidade de gerar emprego e renda em seus mais variados segmentos.
Dessa forma, municípios que ainda não desenvolveram negócios ligados ao turismo poderão aproveitar seus potenciais naturais, como rios, lagos, morros, serras e cachoeiras, assim como na área da gastronomia e do turismo histórico, fomentando visitações a prédios tombados, igrejas, manifestações culturais e parques.
Sebba ressalta que as vantagens sociais e econômicas trazidas pelo setor do turismo beneficiam a comunidade, despertando senso de preservação e impactando positivamente os índices de empregabilidade e de renda per capita. Especificamente, no setor hoteleiro, o turismo aumenta a geração de empregos e alavanca a produção de produtos que hotéis, pousadas demandam.