Secretário afirma que Canal Saúde Goiás ampliou taxa de cobertura vacinal no Estado
Durante a audiência pública para prestação de contas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), referentes aos 1º e 2º quadrimestres de 2025, o secretário da pasta, Rasivel dos Reis Santos Júnior, destacou o Canal Saúde Goiás como uma grande inovação do Estado.
Trata-se, conforme o relatório apresentado à Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, de uma nova forma de comunicação com o cidadão, com acesso em tempo real a campanhas direcionadas, agendamento de consultas, exames, cirurgias e posição na fila de espera.
O sistema, que envia mensagens via SMS, mensagem de voz ou por meio do aplicativo WhatsApp, resultou no aumento da taxa de cobertura vacinal. “Começamos com a campanha da Influenza e foi um sucesso. Conseguimos em torno de 15 mil pessoas a mais para serem vacinadas”, relatou Rasivel dos Reis.
“Temos a sorte de ter um governador que é médico e facilita muito a nossa vida. Temos sempre esse incentivo dele na questão da vacinação, que é a forma mais adequada de proteger a vida das pessoas”, salientou o secretário.
Rasivel ressaltou, ainda, a importância da vacinação, sobretudo no momento atual: “O mesmo leito que eu interno um paciente com uma complicação evitável porque ele não tomou a vacina, seria o mesmo leito que eu internaria um paciente com AVC, infarto ou algum trauma. Muitas vezes, aquele leito está sendo utilizado de forma inadequada por alguém que tomou a decisão deliberada de não se vacinar”.
“Precisamos recuperar agora dessa tragédia que é a criação da hesitação vacinal, que, em momento nenhum, o nosso governador participou. O governador Ronaldo Caiado foi o único governador de direita que sempre incentivou a vacinação, nunca foi negacionista e sempre valorizou a ciência e a vida. Essa é uma questão extremamente importante, que o Estado de Goiás deu exemplo”, completou Rasivel dos Reis.