Ícone alego digital Ícone alego digital

Fomento ao Cooperativismo

05 de Novembro de 2025 às 14:10
Crédito: Sérgio Rocha
Fomento ao Cooperativismo
Frente Parlamentar do Cooperativismo

Coordenada por Eduardo Prado, a Frente Parlamentar de Fomento ao Cooperativismo foi instalada na Alego. Meta é promover inclusão produtiva como instrumento de desenvolvimento do econômico e social do Estado. 

Na tarde desta quarta-feira, 5, foi instalada, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a Frente Parlamentar de Fomento ao Cooperativismo, conforme Decreto Administrativo nº 4.107, de 22 de setembro de 2025, por meio da propositura e coordenação do deputado Delegado Eduardo Prado (PL).

O objetivo da frente parlamentar é articular políticas públicas para incentivar e estimular o desenvolvimento sustentável, além de impulsionar a geração de emprego e renda. “Por meio das cooperativas, podemos promover a inclusão produtiva como instrumento de desenvolvimento econômico e social no Estado”, afirmou o parlamentar.

Para Prado, a Frente Parlamentar de Fomento ao Cooperativismo “vai dar suporte legislativo e incentivar as políticas públicas para fortalecer as cooperativas de crédito, habitacionais e da área médica, entre outras instituições que fazem a diferença aqui em Goiás”, destacou.

Ele ressaltou os princípios celebrados pelas cooperativas como referência para o desenvolvimento econômico, tais como: autogestão, solidariedade, desenvolvimento coletivo, adesão voluntária, gestão democrática, participação econômica, autonomia, educação e intercooperação. “Isso que dá todo o respaldo para que tenhamos a certeza de que as cooperativas são importantes em Goiás”.

O parlamentar citou, como exemplo, instituições de destaque já consolidadas no Estado: Unimed Goiânia, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) e o Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Composição da Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar de Fomento ao Cooperativismo é formada pelos seguintes deputados: Delegado Eduardo Prado; Dra. Zeli (UB); Bia de Lima (PT); Vivian Naves (PP); Ricardo Quirino (Republicanos); Lineu Olimpio (MDB); Clécio Alves (Republicanos); Léo Portilho (Podemos); Issy Quinan (MDB); Rosângela Rezende (Agir); Julio Pina (Solidariedade); Wagner Camargo Neto (Solidariedade); Coronel Adailton (Solidariedade); e Dr. George Morais (PDT).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.