Parlamento goiano rende homenagem a profissionais de destaque em sessão promovida pela deputada Vivian Naves
Em sessão solene proposta pela deputada Vivian Naves (PP), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) prestou homenagem a profissionais de diversas áreas de atuação. Na solenidade, na noite dessa quinta-feira, 6, políticos, artistas, religiosos, profissionais de saúde, assistência social, segurança pública, educação e militares foram honrados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e com o Título de Cidadania Goiana, como retribuição pela contribuição na construção de um estado mais justo e solidário.
A mesa diretiva, presidida por Vivian Naves, foi composta ainda pela secretária de Governo da Prefeitura de Goiânia, Sabrina Garcez Henrique da Silva; pela prefeita de Britânia, Maria do Disterro dos Santos (PL); pela vereadora de Corumbá de Goiás Paula Gardenia Dias Fernandes (Republicanos); e pelo advogado Tiago Neri De Souza.
Ao iniciar seu discurso, a parlamentar afirmou que os sentimentos que a moveram para a realização da solenidade eram de honra e gratidão, por reconhecer homens e mulheres que, com sua história, seu trabalho e seu testemunho de vida honram o Estado e ajudam a construir um povo mais forte, mais humano e mais acolhedor. “A Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e o Título de Cidadania Goiana têm um significado muito além de uma homenagem formal. São símbolos daquilo em que acreditamos. A grandeza de uma terra que nasce das pessoas, de suas famílias, de seus valores e do compromisso em servir ao próximo”, enalteceu.
Vivian Naves ressaltou que o que se celebrava na solenidade são trajetórias que inspiram caminhos de coragem, fé e escolhas guiadas pelo compromisso com o bem comum. “Receber o título de cidadania é mais que um gesto simbólico, é ser acolhido por uma terra que tem alma e coração. Goiás é casa, afeto, é laço que se constrói com amor e trabalho”, destacou, dirigindo-se aos novos cidadãos goianos.
Simbolismo
Após a entrega das honrarias, a vereadora Paula Gardenia Fernandes, condecorada com a Medalha do Mérito Legislativo, fez uso da palavra. Ela sublinhou que a medalha recebida tem um grande simbolismo pessoal, já que quem dá nome à honraria foi amigo do seu avô. “Eu cresci em Corumbá de Goiás, uma cidade com 295 anos, ouvindo minha família contar histórias de Pedro Ludovico Teixeira”, relatou.
A vereadora destacou que a dedicação de cada homenageado representa muito para a história goiana: “Não só a gente lembra e relembra a história de Pedro Ludovico, mas a gente não tem só a história para ser rememorada do que representa a medalha, mas a história de cada um de vocês”.
Ex-deputado estadual por três mandatos, irmão do ex-governador Henrique Santillo e do ex-prefeito de Anápolis Adhemar Santillo e com uma extensa lista de serviços prestados ao Estado, Romualdo Santillo, aos 83 anos, foi condecorado com o título de cidadania. Emocionado, ele falou da felicidade de receber a homenagem e a dedicou aos dois irmãos, Adhemar e Henrique, que, segundo ele, dedicaram suas vidas a Goiás, ao povo goiano e à luta pela liberdade e pela democracia, especialmente, nos momentos mais difíceis que o país atravessou.
“Essa homenagem não é só para mim, e eu a recebo com honra. Essa homenagem é, principalmente, pela história dos meus dois irmãos. Por isso, meu muito obrigado a todos que aqui estão. E, mais uma vez, de coração, muito obrigado, deputada Vivian Naves”, disse Romualdo.
A prefeita de Britânia, Maria do Disterro dos Santos, afirmou que receber a Medalha Pedro Ludovico Teixeira é uma das maiores honras que um cidadão goiano pode ter e, para uma gestora pública, é uma dupla reverência. “Essa homenagem carrega o nome de um homem que dedicou a sua vida à construção de Goiás e nos inspira a seguir servindo com amor, coragem e compromisso com o nosso povo”, ressaltou.
Maria também agradeceu a Vivian Naves pela homenagem recebida: “Esse reconhecimento do nosso esforço coletivo faz toda a diferença. Em nome de todos os homenageados, deputada, leve a certeza de que esse reconhecimento será retribuído com mais trabalho, dedicação e responsabilidade com o que fazemos”.