Ícone alego digital Ícone alego digital

Frente parlamentar é reinstalada para reforçar a defesa do Rio Araguaia e das bacias hidrográficas de Goiás

11 de Novembro de 2025 às 13:50
Crédito: Will Rosa
Frente parlamentar é reinstalada para reforçar a defesa do Rio Araguaia e das bacias hidrográficas de Goiás
Instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Rio Araguaia.

A Frente Parlamentar em Defesa do Rio Araguaia e das Bacias Hidrográficas do Estado de Goiás foi instalada na tarde desta terça-feira, 11, em reunião realizada na Sala das Comissões Júlio da Retífica. A condução dos trabalhos ficou a cargo do coordenador do colegiado, deputado Lucas Calil (MDB), que iniciou o encontro colocando em deliberação o regimento interno da frente e declarando sua aprovação e instalação.

Ao abrir os trabalhos, Lucas Calil destacou a importância da iniciativa para a proteção dos recursos hídricos goianos e ressaltou que o grupo tem a responsabilidade de discutir soluções e elaborar proposições legislativas voltadas à preservação dos rios do Estado. Ele enfatizou que a frente visa ao desenvolvimento de políticas públicas que incentivem mecanismos de proteção ambiental. Ao conduzir a votação e aprovação do regimento, o parlamentar reforçou que as reuniões ocorrerão mediante convocação prévia para a análise de políticas públicas, projetos e demais ações pertinentes ao tema.

Em declaração à Agência Assembleia de Notícias após a reunião, Lucas Calil ressaltou o simbolismo e a urgência da reativação dessa frente. Segundo ele, o Rio Araguaia e os recursos hídricos estaduais configuram um patrimônio ambiental e turístico que precisa de atenção imediata. “Estamos aqui hoje formalizando novamente a Frente Parlamentar em Defesa do Rio Araguaia, dos nossos recursos hidrográficos. O Rio Araguaia é um grande patrimônio turístico e ambiental do Estado de Goiás”, afirmou.

O deputado observou que especialistas e estudos recentes apontam preocupações significativas, como a perda de vazão do rio ao longo das últimas décadas. “Teve uma notícia, veiculada na imprensa goiana, informando que o rio perdeu boa parte da sua vazão nos últimos 30 anos. Esse volume de água que se perde daria para abastecer várias metrópoles por dia”, destacou. Calil lembrou ainda que a frente já havia sido criada em legislaturas anteriores e que sua reativação busca retomar um trabalho contínuo e articulado em prol da preservação. “Estamos reativando para fazer um trabalho ostensivo de defender aquilo que eu acredito que é o maior patrimônio do povo goiano”, enfatizou.

Composição da Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar em Defesa do Rio Araguaia e das Bacias Hidrográficas do Estado de Goiás é composta, além do coordenador Lucas Calil, pelos deputados Amilton Filho (MDB), Dra. Zeli (UB), José Machado (PSDB), Karlos Cabral (PSB), Lineu Olimpio (MDB), Lucas do Vale (MDB), Rosângela Rezende (Agir), Wagner Camargo Neto (Solidariedade) e Wilde Cambão (PSD).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.