Tiãozinho Costa propõe ampliação da prevenção do câncer uterino
Teste que ajuda a detectar células atípicas no colo uterino, conhecido por Teste de Schiller, deverá ser incluído nos exames (Papanicolau) realizados pela Rede Estadual de Saúde, caso seja aprovado projeto de lei apresentado pelo deputado Tiãozinho Costa (PTdoB).
O teste ajuda a identificar células que podem vir a se tornar cancerígenas, tornando mais eficazes as medidas preventivas. Segundo a proposta, as despesas geradas com a inclusão do Teste de Schiller nos Exames de Papanicolaou deverão ser arcadas pelo governo.
O parlamentar alega que o câncer de colo de útero é o terceiro mais comum a atingir a população feminina. Esse tipo de câncer apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100% quando diagnosticado precocemente.