Ícone alego digital Ícone alego digital

Antônio Gomide destaca pauta ambiental e convoca para audiência sobre biomas brasileiros

11 de Novembro de 2025 às 16:16

O deputado Antônio Gomide (PT) usou a tribuna do Plenário Iris Rezende Machado, durante a fase de apreciação da Ordem do Dia da sessão desta terça-feira, 11, para reforçar a importância da agenda ambiental em andamento na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e convidar a sociedade para a audiência pública que discutirá os biomas brasileiros na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

O parlamentar iniciou sua manifestação lembrando que o país vive a semana da COP30, conferência internacional do clima que reúne representantes de mais de 170 países em Belém, no Pará. Segundo ele, é um momento estratégico para o Brasil, que volta a sediar um debate global sobre meio ambiente. “A COP30 é a possibilidade de o Brasil discutir questões climáticas em profundidade, colocando no centro a realidade da questão ambiental”, afirmou.

Gomide destacou que o Parlamento goiano, alinhado às discussões globais, analisa um projeto voltado à proteção do Cerrado, com foco nos parques estaduais de Goiás. O deputado ressaltou a relevância da matéria. “Estamos aprovando aqui um projeto que vem olhar a questão do Cerrado, principalmente nos parques estaduais. Isso nos ajuda a repensar nossos 13 parques estaduais e os dois parques nacionais, da Chapada e o Parque das Emas”, observou.

Durante sua fala, o parlamentar também convocou a população para participar da audiência pública que ocorrerá nesta quarta-feira, 12, às 8h30, na Sala das Comissões Júlio da Retífica. O encontro contará com a apresentação da Universidade Federal de Goiás (UFG) sobre os seis biomas existentes no país, com base em dados do Lapig, laboratório especializado em geoprocessamento e monitoramento ambiental. “Nós vamos fazer um debate aberto, com apresentação técnica e científica sobre o acompanhamento dos biomas brasileiros, trazendo informações qualificadas para subsidiar políticas públicas”, explicou.

Gomide informou ainda que, durante o evento, haverá o lançamento de um e-book e de uma plataforma digital voltada a ampliar o acesso público a informações ambientais e fortalecer ações de educação ambiental conduzidas pela Casa. “Será uma ferramenta interativa que vai facilitar o acesso à boa informação e contribuir com o processo de educação ambiental que esta Casa se propõe a fazer de maneira séria, responsável e baseada na ciência”, destacou.

Ao concluir, o deputado reforçou a necessidade de engajamento coletivo na defesa do Cerrado e das demais áreas naturais do país. “Estamos em sintonia com o que está sendo debatido na COP30. Convido a todos para estarem nesta Casa e participarem de um grande debate, buscando informação e estando verdadeiramente na trincheira em defesa do nosso Cerrado”, finalizou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.