Ícone alego digital Ícone alego digital

Paulo Cezar Martins propõe modernização e eficiência com Política Estadual de Inovação no Tratamento de Esgoto em Goiás

24 de Novembro de 2025 às 10:11
Paulo Cezar Martins propõe modernização e eficiência com Política Estadual de Inovação no Tratamento de Esgoto em Goiás

Uma iniciativa legislativa assinada pelo deputado Paulo Cezar Martins (PL) quer reduzir impactos ambientais e ampliar a cobertura de saneamento em Goiás. Trata-se da Política Estadual de Inovação no Tratamento de Esgoto, que tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) no processo 28815/25. A proposta traz atenção especial a municípios de pequeno porte e áreas rurais, com estímulo à adoção de sistemas aplicáveis nesses municípios menores, distritos e comunidades isoladas.

“Goiás enfrenta, há décadas, desafios relacionados à ampliação da cobertura e à eficiência do tratamento de esgoto, especialmente em municípios de pequeno porte, distritos e áreas rurais. Nesses locais, a implantação de grandes estações de tratamento é tecnicamente inadequada e financeiramente inviável, o que gera déficit sanitário, contaminação de cursos d’água, riscos à saúde pública e impactos ambientais contínuos”, afirma o deputado na justificativa do projeto de lei.

A norma apresenta, dentre suas diretrizes, o incentivo ao uso de tecnologias compactas e modulares. Nesse sentido, na motivação da matéria, o parlamentar argumenta que a pauta tem por meta “oferecer ao Estado um instrumento legal moderno e estruturado, capaz de orientar a adoção de soluções tecnológicas sustentáveis e economicamente mais acessíveis, ampliando a capacidade de tratamento sem exigir obras de grande porte”.

Outra diretriz diz respeito ao fomento a soluções biológicas, físico-químicas e membranas filtrantes de alta eficiência. Martins explica que “ao permitir a implementação de sistemas mais eficientes, a política contribui para reduzir a carga poluidora lançada no meio ambiente e melhorar os indicadores sanitários dos municípios beneficiados”.

A iniciativa também prevê a prioridade a iniciativas que incluam o reaproveitamento energético do lodo e produção de biogás/metano. Para o autor da proposta, a recuperação de recursos e a redução de perdas impulsionam a economia operacional, com reuso inteligente e práticas de sustentabilidade ambiental.

Para Paulo Cezar Martins, “esse conjunto de medidas fortalece a proteção dos recursos hídricos, aumenta a segurança ambiental e melhora a qualidade de vida da população, em especial daquelas comunidades que hoje dependem de sistemas precários ou inexistentes”.

Programa Estadual de Modernização das ETEs

A iniciativa também propõe a criação do Programa Estadual de Modernização de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A medida fala em um diagnóstico técnico do parque atual de ETEs e sistemas de tratamento, além do levantamento de municípios prioritários com baixa cobertura de esgotamento sanitário.

O programa também deverá discutir a implantação gradual de unidades compactas, modulares ou híbridas, a atenção ao suporte técnico para licenciamento ambiental e a implementação de projetos-piloto com tecnologias de alto rendimento.

O autor aponta que o texto está plenamente alinhado às diretrizes do Marco Legal do Saneamento, contido na Lei nº 11.445/07, que estabelece metas de universalização, e às políticas estaduais de meio ambiente, saneamento rural e gestão de resíduos.

Crédito e fomento

Complementando as medidas adotadas, o texto prevê, ainda, linhas de crédito específicas, por meio da GoiásFomento, a agência de fomento estadual, vinculada à Secretaria de Estado da Retomada (SER).

Tais concessões de crédito poderão ser destinadas a municípios que implantarem sistemas inovadores de tratamento de esgoto; empresas privadas concessionárias ou subdelegatárias de serviços de saneamento; e projetos que incluam reaproveitamento energético do lodo.

A norma estabelece que essa concessão de linha de crédito deverá priorizar tecnologias comprovadamente sustentáveis e de custo operacional reduzido. As condições especiais poderão, de acordo com proposta, incluir juros reduzidos, carência ampliada e prazos diferenciados.

Selo Técnico “ETE Inovadora”

A matéria institui, por fim, o Selo Técnico “ETE Inovadora”, a ser concedido anualmente pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), mediante regulamentação.

A chancela será concedida a municípios, empresas e consórcios que cumpram critérios que incluam: uso de tecnologias modulares/compactas com eficiência mínima de remoção superior a 85% (DQO/DBO); existência de programa de reaproveitamento energético ou destinação ambientalmente adequada do lodo; monitoramento online ou periódico da qualidade do efluente tratado.

O texto segue em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego, onde aguarda definição quanto à relatoria para seguir seu trâmite legislativo. Após avaliação do colegiado constitucional, o projeto de lei segue para análise do Plenário da Casa de Leis.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.