Ícone alego digital Ícone alego digital

Comissão de Finanças realiza em Posse e Jaraguá as duas últimas audiências para debater orçamento estadual de 2026

24 de Novembro de 2025 às 14:00
Crédito: Hellenn Reis
Comissão de Finanças realiza em Posse e Jaraguá as duas últimas audiências para debater orçamento estadual de 2026

A Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento realizará, nesta quarta e quinta-feira, dias 26 e 27, as duas últimas audiências públicas para debater o projeto de lei que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. A proposta fixa a receita do Estado em R$ 53,4 bilhões para o próximo ano.

Na sessão plenária do dia 6 de novembro, o presidente do colegiado da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Wagner Camargo Neto (SD), apresentou aos parlamentares a agenda prévia das audiências públicas previstas para municípios do interior.

Já foram realizadas as audiências em Anápolis, no dia 18 de novembro, e em Nova Crixás, no dia 19 de novembro. Em Anápolis, no plenário da Câmara Municipal, o encontro permitiu que a sociedade civil organizada conhecesse os investimentos previstos para cada área e compreendesse que a peça orçamentária contempla as emendas impositivas dos deputados estaduais. O presidente da comissão reforçou a importância da participação dos municípios no planejamento e destacou a necessidade de ampliar o debate sobre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para alinhamento das prioridades.

Em Nova Crixás, o debate concentrou-se na aplicação dos recursos previstos para 2026, com receita de R$ 53,4 bilhões. “Nesses encontros com a sociedade, as reivindicações representativas ajudam na elaboração aprimorada do relatório técnico para atender a todo o Estado. Essas audiências também fornecem informações para possíveis emendas e modificações que venham a ser feitas”, afirmou o presidente da Comissão de Finanças.

A LOA é o instrumento legal que prevê as receitas (dinheiro a ser arrecadado) e fixa as despesas (como o dinheiro será gasto) do Governo no ano seguinte. É a lei que define o plano financeiro do Estado, indicando em quais áreas serão investidos os recursos, como saúde, educação e infraestrutura.

Os próximos encontros estão agendados para 26 de novembro, em Posse, às 10 horas, na Câmara Municipal; e para 27 de novembro, em Jaraguá, às 14 horas, em local a ser definido. “Gostaríamos de convidar todos os deputados para participarem desses momentos de discussão da LOA com a população dos municípios do interior goiano”, ressaltou Neto.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.