Ícone alego digital Ícone alego digital

Cartilhas educativas sobre Acessibilidade são lançadas em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

05 de Dezembro de 2025 às 13:30
Crédito:
Cartilhas educativas sobre Acessibilidade são lançadas em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançou três novas cartilhas educativas com foco na promoção da acessibilidade e inclusão social. O material, desenvolvido em parceria com a Escola do Legislativo, já está disponível. A iniciativa promove o fortalecimento do compromisso institucional com a formação cidadã e a democratização de informações técnicas sobre direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

O lançamento, no dia 3 de dezembro, ocorre na data em que se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. A data é marcada mundialmente como um momento de reflexão e mobilização pela construção de uma sociedade mais acessível, inclusiva e comprometida com o combate ao preconceito e à discriminação. Entre seus objetivos estão a ampliação da conscientização pública, a garantia de direitos e dignidade, a celebração de conquistas sociais e estímulos a políticas públicas que ampliem a participação plena das pessoas com deficiência em todos os âmbitos da vida.

Construção de conhecimento e combate ao preconceito

As três cartilhas apresentadas compõem a Trilogia da Acessibilidade, desenvolvida para atender públicos diversos, desde crianças e adolescentes, até idosos e profissionais interessados em conhecimento técnico. A trilogia busca preencher uma lacuna social no acesso à informação técnica e científica sobre acessibilidade, direitos e inclusão.

A iniciativa tem como propósito combater formas de exclusão, sejam elas físicas, comunicacionais ou atitudinais. Além disso, a produção busca contribuir para a prevenção de agravos de saúde decorrentes da falta de acessibilidade, ampliando o conhecimento de crianças, jovens, adultos e profissionais das mais diversas áreas. A proposta também reforça a importância da inclusão escolar, laboral e social das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, alinhando-se às diretrizes da ONU e à legislação brasileira contemporânea.

A primeira delas tem por pauta a Acessibilidade Urbana, e apresenta um guia fotográfico com desafios e soluções urbanísticas e arquitetônicas voltadas ao tema. O material reúne orientações, fotografias e exemplos de boas práticas sobre infraestrutura inclusiva nas cidades, abordando estruturas como calçadas acessíveis, rampas, sinalização tátil, transporte adaptado, banheiros acessíveis, elevadores e soluções arquitetônicas que permitam autonomia e segurança. A cartilha destaca desafios encontrados no espaço urbano e aponta caminhos para políticas públicas integradas.

Já a cartilha Acessibilidade de A a I de Inclusão aborda direitos das pessoas com deficiência. Em uma linguagem didática, a peça busca diálogo com crianças e jovens. O material apresenta conceitos como acessibilidade, inclusão, anticapacitismo, diálogo humanizado, esporte paralímpico, associativismo, direitos trabalhistas e políticas públicas. A cartilha organiza o conteúdo em ordem alfabética, facilitando a compreensão dos direitos e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência.

Por fim, com o tema Acessibilidade na Melhor Idade, a última cartilha discute temas relacionados ao público idoso, voltada em especial à pessoa com mobilidade reduzida. A publicação apresenta dados demográficos, orientações de prevenção de acidentes, sugestões de acessibilidade doméstica e urbana, práticas de inclusão digital, atividades físicas recomendadas e enfrentamento ao etarismo e capacitismo na sociedade e no mercado de trabalho. Também traz análises de políticas públicas, direitos legais e estratégias de fortalecimento social.

 

 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.