Parlamento goiano honra profissionais da podologia, em sessão comandada pelo deputado Bruno Peixoto nessa 4ª-feira
Em sessão solene realizada nessa quarta-feira, 17, no Plenário Iris Rezende Machado, o Parlamento goiano reconheceu a importância de uma profissão, ainda pouco conhecida, mas de fundamental importância para a prevenção em saúde: a podologia. Proposto pelo presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), o reconhecimento foi feito através da concessão do Certificado do Mérito Legislativo a cerca de 180 profissionais da área.
Pela primeira vez, as portas da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) se abriram para reconhecer a categoria, composta por profissionais da área da saúde que têm um importante papel na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de afecções dos pés, contribuindo diretamente para a qualidade de vida e o bem-estar da população.
Segundo o propositor da homenagem, a homenagem se justifica pela relevante atuação dos podólogos, que atuam de forma essencial na promoção da saúde, na prevenção de complicações e no cuidado integral dos pacientes, “muitas vezes evitando agravamentos que impactariam a mobilidade e a dignidade humana”.
“Diante da importância de sua atuação e do impacto positivo de seus serviços na vida dos cidadãos goianos, requer-se a entrega do Certificado de Mérito Legislativo aos homenageados, como forma de reconhecimento e valorização profissional”, afirmou o parlamentar no requerimento apresentado propondo a realização do evento.
A mesa diretiva foi presidida por Bruno Peixoto e composta ainda por: presidente da Associação dos Podólogos do Estado de Goiás (Appego), Lidiana Matos da Costa; a médica ortopedista Claudina Ramos Caiado, no ato representando o esposo, o lutador de MMA Vitor Resende Caiado, homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira; o chefe da Assessoria Técnica em Gestão de Saúde da Alego, Dr. Gian; a secretária da Appego, Luzia Zambillo; a podologista e empresária Suzana Tereza de Arruda; o podólogo do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi, Johnathan Teles Nogueira; e as podólogas Gislene Pimentel Marques e Beatriz Possidoneo de Sousa.
Prevenção
Em seu discurso, Peixoto ressaltou que, normalmente, as pessoas só se lembram dos podólogos na hora que sentem dor, e acrescentou que é preciso mudar essa realidade e incentivar a busca pelo profissional antes do problema aparecer, fazendo a prevenção das doenças.
Peixoto pontuou que gestores públicos precisam se comprometer com a implantação do serviço na saúde pública, como forma de contribuir na prevenção de doenças. E afirmou que vai dar o exemplo. “O custo para cuidar na prevenção, todos nós sabemos, é bem mais barato para o contribuinte. Então temos que investir na prevenção e não cuidar depois de acometido por alguma doença, alguma dor ou alguma sequela. Então assumo que aqui na Casa do Povo goiano, nós temos o departamento de saúde e vamos incluir no departamento, já vamos preparar um ambiente, para termos um profissional da podologia para atender o servidor e a servidora da Assembleia, já no início do ano legislativo.”
Dr. Gian, que também é médico, contou que há muito tempo acompanha o trabalho dos profissionais de podologia e sabe da importância desse cuidado, tanto que, quando foi vereador na capital, também realizou uma homenagem à categoria na Câmara Municipal de Goiânia. Segundo afirmou, ele descobriu o valor do profissional, no atendimento ambulatorial em prontos-socorros, onde muitas vezes, recebeu pacientes com problemas decorrentes da falta de cuidado com os pés, desde unhas encravadas, passando por micoses, fissuras e até esporões.
O médico lembrou que são problemas que parecem simples, mas que causam muitas dores, limitações e podem levar à complicações sérias. “Então, a podologia vem fazer com que a gente tenha estabilidade, com que a gente venha a andar bem. Porque como que nós vamos ter a parte mecânica, que você vai sentir tão bem, como eu estou aqui, em pé, com vários problemas nos pés, com dores? Isso é terrível. E vocês são profissionais que nos ajudam nisso.”
Em seguida a presidente da Appego, Lidiana Matos da Costa, foi agraciada com o Certificado do Mérito Legislativo e, na sequência, discursou em nome de todos os homenageados. Ao agradecer a realização da cerimônia, ela sublinhou que a maior luta da categoria atualmente é pela regulamentação da profissão, não apenas no estado, mas em nível nacional.
Relevância
A líder classista destacou a relevância da atuação dos podólogos, que atuam na prevenção de amputações, tratando dores, infecções e devolvendo qualidade de vida a idosos, pessoas diabéticas, atletas e crianças. “Profissionais que, muitas vezes, são o primeiro contato dos pacientes com o cuidado da saúde dos pés e, não raramente, o único.”
Lidiana Costa também destacou que os profissionais da área no estado vêm buscando, cada vez mais, qualificação profissional, para mostrarem a importância do cuidado com os pés. “Que esse momento sirva, não apenas como homenagem, mas como uma reafirmação do compromisso e do reconhecimento do profissional de podologia, como agente fundamental na saúde preventiva. Aos podólogos e podólogas de Goiás, nosso respeito, nossa gratidão e o nosso apoio”, concluiu.
Antes da entrega do Certificado do Mérito do Mérito Legislativo aos podólogos, Bruno Peixoto passou à médica Claudina Ramos Caiado o Diploma do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, concedido ao esposo dela, o lutador de MMA Vitor Resende Caiado.