Ícone alego digital Ícone alego digital

Incentivo ao uso de veículos elétricos à bateria é chancelado pelo Plenário

22 de Dezembro de 2025 às 12:46

Proposto pelos deputados emedebistas Charles Bento, Lucas do Vale e Lineu Olimpio, foi validado em segunda votação nesta segunda-feira, 22, o projeto de lei em trâmite como processo n10747/22, que busca incentivar o uso de veículos elétricos à bateria (BEV) e veículos elétricos à célula combustível (FCEV). A matéria recebeu 27 votos favoráveis. 

O incentivo consiste na redução tanto do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) quanto do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) relativos a esses veículos, assim como na criação de linhas de crédito prioritárias para fomentar sua produção.

Os deputados argumentam que os veículos elétricos à bateria (BEV) e os veículos elétricos à célula de combustível (FCEV) são mais sustentáveis e menos poluentes do que os veículos que consomem combustíveis fósseis e movidos à combustão. "Além dos benefícios ambientais, a substituição também há de gerar benefícios aos usuários, uma vez que o abastecimento é mais barato. No entanto, é necessário ponderar que estes veículos podem apresentar valores elevados", esclarece Charles Bento.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.