Ícone alego digital Ícone alego digital

Concurso Alego: comissão organizadora acompanhou aplicação das provas do certame; gabarito será divulgado nesta 3ª-feira, 10

09 de Fevereiro de 2026 às 08:00
Crédito: Hellenn Reis
Concurso Alego: comissão organizadora acompanhou aplicação das provas do certame; gabarito será divulgado nesta 3ª-feira, 10
Comissão organizadora acompanha prova do concurso da Alego

Milhares de candidatos realizaram as provas do concurso público da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) neste domingo, 8. Foram mais de 38 mil inscritos em busca do objetivo de conquistar uma das 101 novas vagas do quadro efetivo do Parlamento goiano. As provas objetivas e discursivas foram realizadas em 36 locais em Goiânia.

A presidente da comissão organizadora do concurso e diretora de Gestão de Pessoas da Alego, Sulema Barcelos, acompanhou de perto os concurseiros em um centro de ensino no Jardim Goiás. Para a diretora, o grande número de inscritos é representativo da importância da Casa Legislativa goiana, e vê a escolha dos cargos para o pleito como um acerto da atual gestão.

“A alta procura comprova que o Legislativo é uma área desejada pelos candidatos. A comissão tem acompanhado passo a passo as etapas do concurso e o número de inscritos mostra que a escolha dos cargos feita pelo presidente Bruno Peixoto (UB) foi ideal, pois são os cargos com maior demanda na Alego”, declarou Sulema.

O grande número de interessados superou as expectativas da comissão organizadora do certame. Em entrevista à TV Alego, Sulema Barcelos apontou que fatores como bons salários e o hiato desde o último certame, realizado há oito anos, também explicam o alto número de inscritos.

“Sabíamos que haveria um grande número de candidatos, sobretudo pela demanda reprimida. Desde 2018 não tinha um concurso público para a Assembleia Legislativa de Goiás, e o presidente Bruno Peixoto atendeu a essa demanda. Mas foi um número acima do que esperávamos”, frisou a diretora.

A relação candidato/vaga foi divulgada previamente pela banca organizadora do concurso, a Fundação Getulio Vargas (FGV). O cargo de analista administrativo, que exige diploma de conclusão em qualquer curso de nível superior, foi o mais disputado entre os concurseiros, com 704 candidatos por vaga (14.087 concorrentes para 20 vagas).

Já o cargo de policial legislativo contou com mais vagas, 40, com uma relação de 464 candidatos por vaga. Robert Oliveira, um dos candidatos a integrar a força de segurança da Alego, relatou que sua preparação começou após o anúncio do edital no site da Alego.

“Pesquisei sobre os cargos e me interessei pelo de policial legislativo, aproveitei minhas férias para estudar. É um cargo relevante para a proteção das autoridades e do espaço físico”, afirmou Robert.

Maycon Douglas Nascimento, que também quer se tornar policial legislativo, disse que escolheu o cargo pela afinidade à área – os pais são policiais militares. “Estudei dia e noite, então as expectativas estão altas”, declarou o candidato.

Resultados e próximas etapas

De acordo com o cronograma oficial do concurso, os gabaritos preliminares das provas objetivas devem ser divulgados amanhã, 10, com abertura de prazo para interposição de recursos no dia seguinte.

A divulgação da resposta a esses recursos, com a publicação do resultado definitivo da prova objetiva e convocação para avaliação de títulos (cargo analista legislativo) está prevista para o dia 6 de abril.

O resultado preliminar das provas discursivas está agendado para o dia 24 de abril, com resultado definitivo, após análise de recursos, a ser divulgado pela FGV no dia 18 de maio.

Os candidatos ao cargo de policial legislativo aprovados na prova discursiva devem realizar prova de aptidão física. Os testes estão agendados entre os dias 3 e 5 de maio. 

Já os candidatos para o cargo de assistente legislativo – técnico de gravação e som – que forem aprovados na prova discursiva devem, ainda, realizar provas práticas para a comprovação de habilidades técnicas. De acordo com o cronograma da banca organizadora, essa etapa deve acontecer nos dias 30 e 31 de maio.

O resultado final do concurso da Assembleia Legislativa de Goiás 2025 está previsto para o dia 1º de julho deste ano.

Acompanhe a página oficial do concurso Alego para atualizações. A FGV lembra que é de responsabilidade dos candidatos o acompanhamento de todas as publicações realizadas na página do concurso, inclusive as eventuais atualizações deste cronograma.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.