Início dos trabalhos de 2026
Os deputados abriram as atividades com debates, votações, homenagens e ações sociais no interior. A semana teve início na quarta-feira, 18, com a solenidade de instalação da última sessão legislativa da 20ª Legislatura.
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) iniciou oficialmente, nesta semana, os trabalhos parlamentares de 2026, com uma agenda marcada por sessões deliberativas, reuniões de comissões, solenidades institucionais, ações sociais e atividades culturais. A programação evidenciou a retomada das atividades da 4ª sessão legislativa da 20ª Legislatura, reunindo debates sobre temas econômicos e administrativos, apreciação de matérias legislativas e iniciativas voltadas à aproximação entre o Parlamento e a sociedade goiana.
Sessões ordinárias e atividades legislativas
A semana teve início na quarta-feira, 18, com a sessão solene de instalação dos trabalhos legislativos, conduzida pelo presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), com a presença do governador Ronaldo Caiado (PSD) e do vice-governador Daniel Vilela (MDB).
Na ocasião, o chefe do Executivo apresentou a tradicional mensagem governamental, destacando resultados da gestão estadual nas áreas fiscal, econômica, segurança pública, saúde, educação e inovação, além de anunciar o envio de novos projetos ao Poder Legislativo, entre eles propostas voltadas ao setor produtivo rural e à extinção do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra).
O evento contou, ainda, com manifestações de parlamentares da base governista e da oposição, reforçando o caráter plural do Parlamento goiano no início do novo ano legislativo.
Já na quinta-feira, 19, na primeira sessão ordinária deliberativa de 2026, realizada de forma híbrida, os deputados iniciaram oficialmente a agenda de votações e debates em Plenário. Na oportunidade, foi aprovado, em primeira fase, o projeto de lei nº 26336/25, de autoria do deputado Gugu Nader (Avante), que declara de utilidade pública a Associação Comunitária Esportiva Mente Aberta, do município de Campos Verdes.
O encontro também foi marcado por pronunciamentos parlamentares sobre temas políticos, econômicos e administrativos, com destaque para discussões relacionadas ao cenário econômico estadual e às medidas anunciadas pelo Executivo.
Reuniões de comissões
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) realizou sua primeira reunião ordinária do ano, na quinta-feira, 19, retomando as análises técnicas das proposições legislativas. Sob a presidência do deputado Amilton Filho (MDB), o colegiado apreciou vetos governamentais, projetos de lei e matérias institucionais.
Durante os trabalhos, foram mantidos três vetos integrais encaminhados pela Governadoria e aprovado relatório pela rejeição de veto a iniciativa que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia. A comissão também aprovou relatórios favoráveis a oito propostas de concessão do Título de Cidadania Goiana e deliberou sobre dezenas de processos relativos à declaração de utilidade pública de entidades sediadas no Estado, fortalecendo iniciativas sociais e comunitárias em diferentes regiões.
Sessões solenes e homenagens
A agenda institucional incluiu sessões solenes dedicadas ao reconhecimento de personalidades e servidores públicos. Por iniciativa do presidente Bruno Peixoto, o Parlamento homenageou - na noite de quinta-feira - 243 servidores da Secretaria-Geral de Governo (SGG) com o Certificado do Mérito Legislativo, além da entrega da Medalha Pedro Ludovico Teixeira ao secretário Adriano da Rocha Lima, em reconhecimento aos serviços prestados à administração pública estadual.
Também integraram a programação homenagens a diferentes segmentos profissionais e autoridades, além de solenidades previstas para entrega de títulos honoríficos e reconhecimento institucional a categorias que contribuem para o desenvolvimento do Estado.
Ações institucionais e participação externa
Já o Programa Deputados Aqui segue com suas atividades levando serviços gratuitos à população do interior goiano. A iniciativa passa pelo município de Porteirão, nesta sexta-feira, 20, e realiza sua 37ª edição em Acreúna no sábado, 21, oferecendo atendimentos nas áreas de saúde, assistência jurídica, serviços públicos, castração de animais, atividades recreativas e ações sociais.
A programação inclui, ainda, sessão solene itinerante e audiências públicas voltadas à escuta das demandas locais, reforçando a proposta de descentralização das ações legislativas e ampliação do diálogo entre o Parlamento e a comunidade.
Cursos, eventos institucionais e atividades culturais
A semana contou também com atividades culturais promovidas pela Casa, como a abertura da exposição "Photos e Graphias" e apresentações artísticas realizadas durante a programação do Deputados Aqui em Acreúna. As ações envolveram grupos culturais, apresentações musicais, dança e manifestações tradicionais, valorizando a produção cultural e a integração social por meio da arte.