Deputados iniciam atividades do semestre legislativo
A sessão da manhã desta sexta-feira marcou a abertura dos trabalhos do semestre na Assembléia Legislativa. A sessão foi pontualmente aberta às 9 horas, no plenário Getulino Artiaga, e encerrada por falta de quorum. Os parlamentares indicam que será feito um esforço concentrado para limpar a pauta de votações e compatibilizar os horários do Legislativo com o calendário eleitoral.
O vice-presidente Honor Cruvinel deixou de abrir a sessão desta sexta-feira por insuficiência de quorum. O placar eletrônico registrava 11 deputados em plenário quando o anúncio foi feito. Para abertura dos trabalhos o quorum mínimo é 14 parlamentares.
A sessão é tradicionalmente aberta como abertura simbólica das atividades do semestre. A atividade parlamentar será normalizada na próxima semana, quando as sessões ordinárias e as comissões retomarem os trabalhos em caráter regimental. Há uma expectativa quanto ao funcionamento da Casa durante o período eleitoral.
Com a saída de Helio de Sousa (DEM), que assumiu a Secretaria de Saúde, o deputado Fábio Sousa (PSDB) passa a comandar a Comissão de Constituição e Justiça assim que a Assembléia retomar seus trabalhos legislativos. O tucano adianta que vai limpar a pauta da comissão, nos seis meses em que comandará os trabalhos. A primeira reunião está marcada para às 14 horas do dia 5 de agosto, no auditório Solon Amaral.
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa vai convocar as lideranças dos partidos para uma reunião que vai definir o calendário de atividades durante o período eleitoral. Antes do recesso de julho, o presidente Jardel Sebba (PSDB) havia acenado com a possibilidade de concentrar os trabalhos em dois ou três dias por semana.
O líder do governo, deputado Helder Valin (PSDB), informou que a reunião deverá ocorrer nos primeiros dias de agosto, quando retornam os trabalhos da Casa.
O deputado Álvaro Guimarães disse que será feito um esforço em conjunto entre os deputados para limpar a pauta de votações, remanescentes do último semestre.