Ícone alego digital Ícone alego digital

Município de Bom Jesus passa a se chamar Bom Jesus de Goiás

30 de Março de 2026 às 10:10

Com a sanção da Lei Estadual nº 24.160, de 24 de março de 2026, o município de Bom Jesus agora é oficialmente chamado Bom Jesus de Goiás. Assinada pelo governador Ronaldo Caiado (PSD), a iniciativa nasceu de uma solicitação direta da prefeitura da cidade.

Para todos os efeitos legais, administrativos e cartográficos, desde a chancela da Governadoria, o município deve ser tratado pela sua nova denominação.

Na justificativa do projeto aprovado pela Assembleia Legislativa goiana, o Executivo afirmou que a cidade, criada em 1963, fica em um distrito com a mesma denominação. Como consequência, ao longo dos anos, diversos órgãos e poderes, além dos próprios habitantes, começaram a utilizar o nome Bom Jesus de Goiás.

Caiado explicou que a “significativa divergência” relativa à denominação legalmente correta da cidade goiana “tem gerado inconsistências e insegurança jurídica nos registros públicos e nas documentações dos cidadãos, por exemplo”. Por isso, o objetivo da mudança nominativa é corrigir a situação.

Acrescentou-se que, por ter autonomia para tal medida, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já havia acrescentado, em seu sistema próprio, “de Goiás" no cadastro do município. “A prefeitura compreende que a medida realizada pelo IBGE é pertinente, já que o nome Bom Jesus se repete em cerca de 20 municípios espalhados por diversos estados.”

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.