Ícone alego digital Ícone alego digital

Fórum da Desburocratização debate demandas do setor educacional em Goiânia sob o comando do deputado Virmondes Cruvinel

17 de Junho de 2026 às 07:00
Crédito: Sérgio Rocha
Fórum da Desburocratização debate demandas do setor educacional em Goiânia sob o comando do deputado Virmondes Cruvinel
10ª reunião do Fórum Goiano da Desburocratização

A 10ª reunião do Fórum Goiano da Desburocratização foi realizada na tarde desta terça-feira, 16, no Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiás (Sepe). O encontro ocorreu sob o comando do deputado estadual Virmondes Cruvinel (UB), que preside o fórum na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Com foco no setor educacional, a reunião reuniu representantes de entidades, órgãos públicos e empreendedores para discutir demandas relacionadas ao funcionamento das instituições de ensino. A pauta contemplou temas como licenciamento, certificações, processos regulatórios e interlocução entre escolas e órgãos públicos.

Entre os participantes estavam representantes da Goiás Júnior, do Sebrae Goiás, da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), da Secretaria da Eficiência, do Sepe e da Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários do Estado de Goiás (Faje).

O presidente do Sepe, Flávio Roberto de Castro, destacou que o encontro buscou aproximar os diretores de escolas dos órgãos municipais e estaduais responsáveis pela emissão de documentos e autorizações necessárias ao funcionamento das instituições. Segundo ele, a iniciativa permite que os gestores apresentem demandas relacionadas a alvarás, licenças sanitárias, certificados de conformidade do Corpo de Bombeiros e outras questões ligadas à regularização das unidades de ensino.

O representante do Sebrae Goiás, gestor de políticas públicas Allan Máximo, ressaltou a atuação da instituição na melhoria do ambiente de negócios para micro e pequenos empreendedores. Ele explicou que o fórum reúne 23 entidades para discutir medidas voltadas à simplificação de processos relacionados à abertura, alteração e baixa de empresas, além do aprimoramento de procedimentos administrativos que impactam diferentes segmentos econômicos, incluindo o setor educacional.

Durante a reunião, o deputado Virmondes Cruvinel afirmou que o Fórum Goiano da Desburocratização integra uma série de ações desenvolvidas pela Alego para aproximar o Poder Legislativo da sociedade. Segundo o parlamentar, o objetivo do encontro foi ouvir empreendedores da área da educação privada de Goiânia, identificar demandas e buscar soluções em conjunto com órgãos públicos.

Cruvinel também destacou a participação de representantes da Prefeitura de Goiânia, da Secretaria da Eficiência e de setores ligados à emissão de alvarás, certidões e segurança, com o propósito de encaminhar soluções para as demandas apresentadas pelas instituições de ensino. O parlamentar informou ainda que o fórum realiza reuniões periódicas com diferentes segmentos econômicos para tratar de questões apontadas por empreendedores.

O legislador avaliou positivamente a reunião: “Já estamos estruturando um canal direto entre a Prefeitura, o sindicato e a comissão de empreendedores para intermediar essas demandas. A expectativa é construir soluções para os estabelecimentos de ensino, que atendem uma parcela significativa dos alunos de Goiânia. A presença dos órgãos envolvidos no fórum fortalece o diálogo e agiliza a busca por encaminhamentos”.

O fórum

Criado em 2023, o Fórum Goiano da Desburocratização tem como finalidade promover estudos, debates e propostas voltados à simplificação e à modernização da gestão pública, com foco na redução da burocracia e no aprimoramento dos serviços prestados à população.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.