Bia de Lima comandará celebração aos 40 anos do curso de pedagogia da UFJ
Egressa da primeira turma do curso de pedagogia da Universidade Federal de Jataí (UFJ), a deputada Bia de Lima (PT) volta às origens para homenagear professores, trabalhadores, egressos e alunos da instituição onde se formou. A parlamentar promove, na segunda-feira, 29, uma sessão solene itinerante em homenagem aos 40 anos do curso.
A solenidade ocorrerá na Câmara Municipal de Jataí, localizada na Praça da Bandeira, no centro da cidade. Serão entregues certificados do Mérito Legislativo a mais de 100 homenageados que contribuíram para a construção e consolidação da história do curso.
A iniciativa tem como objetivo reconhecer a trajetória de um dos cursos mais importantes do sudoeste goiano, responsável pela formação de gerações de educadores e educadoras que atuam na rede pública e privada de ensino. Além disso, a instituição é responsável por contribuir para o fortalecimento da pesquisa, da extensão universitária e da produção de conhecimento na área educacional.
Para Bia de Lima, homenagear o curso de pedagogia da UFJ é reconhecer o papel estratégico da universidade pública na formação de profissionais comprometidos com a transformação social e com a construção de uma educação democrática e de qualidade. Além disso, há um reconhecimento pessoal, já que a parlamentar segue atuando pelo fortalecimento da instituição desde a sua criação e emancipação.
Além dos certificados do Mérito Legislativo, a solenidade terá a entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Goiás, a três personalidades de relevo por suas contribuições à educação e à sociedade goiana: a doutora docente e pró-reitora de assuntos estudantis da UFJ, Eva Aparecida de Oliveira; a diretora da Faculdade de Educação da mesma instituição, Suely dos Santos Silva; e ainda a ex-presidente do Sintego em Jataí, Soraia Rodrigues Chaves.
Além da deputada Bia de Lima, vão integrar a mesa diretiva da sessão solene itinerante a vice-reitora da UFJ, prof. dra. Alana Flávia Romani; a presidente em exercício do Sintego, professora Ludmylla Moraes; e as três homenageadas com a medalha do mérito.